Banda de Lata une educação e cultura - Regional - Diário do Nordeste

CAUCAIA

Banda de Lata une educação e cultura

11.01.2011

Desde novembro, estudantes de Caucaia fazem parte do projeto Banda de Lata, que desenvolve autoestima

Fortaleza. Tum-tum, tum-tum, tum-tum. Com paciência e dedicação, o maestro Leonilson da Costa Araújo vai ensinando a técnica e acertando o ritmo. Afinal, percussão não é simplesmente dar batidas num instrumento. E do barulho iniciante os futuros instrumentistas vão, aos poucos, tirando de latas e isopores um belo batuque. Podem até não ser propriamente instrumentos, mas com criatividade, este grupo de Caucaia mostra que é possível alcançar novas sonoridades.

Desde novembro passado, a Escola Coronel Raimundo de Oliveira deu início ao projeto Banda de Lata, junto a 78 estudantes entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental. Coordenado pelas professoras Luísa de Marilac Braga e Luíza de Marilac Franco, a ideia do projeto é incentivar atividades culturais e estimular o gosto pelo aprender em todas as suas formas.

"A banda de lata é uma forma de incentivar os estudantes a serem mais aplicados nos estudos, porque só pode participar se as notas forem acima de 6,0 e se faltarem apenas uma vez por mês, desde que justificado. E você sabe que criança, jovem, adora uma novidade, em que eles podem se expressar. Então eles cumprem todas as condições e não faltam a um ensaio, mesmo em dia de chuva", comenta Luísa de Marilac Braga.

Os ensaios acontecem duas vezes por semana, na própria escola. O material que serve de instrumento foi adquirido em canteiros de obras espalhados pela cidade. "Nós mesmas é que fomos atrás, pedindo latas de querosene velhas e outros materiais aos pedreiros. Mas uma coisa interessante é que cada aluno decora o seu ´instrumento´, então não fica aquela coisa padronizada", explica Luísa.

E a primeira apresentação do mais novo grupo musical da cidade já está marcada: será em abril, na Praça da Matriz. As coordenadoras agora procuram patrocínio para os uniformes do grupo. "Acredito que esta é uma maneira simples e muito bonita de desenvolver a sensibilidade desses jovens através da música. Eles se sentem mais valorizados, aprendendo a fazer algo novo", ressalta.

Integrantes

78 estudantes entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental participam do projeto Banda de Lata, na Escola Coronel Raimundo de Oliveira, sob a regência do maestro Leonilson da Costa Araújo.

MAIS INFORMAÇÕES

Banda de Lata da Escola Coronel Raimundo de Oliveira
Rua Paulo Gomes, 730, Bairro Parque Soledade - Caucaia Tel: (85) 3342.1235




Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999