Combate à violência

Vereador destaca ações em Medellín

01:00 · 29.03.2018

O vereador Luis Gadelha (PPS) foi à tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, ontem, para apresentar aos parlamentares a cidade colombiana de Medellín como uma experiência bem-sucedida no combate à violência. Para ele, o município foi bem-sucedido ao conciliar eficiência na atividade repressiva e políticas sociais. "A gente pode vencer o crime e a violência não só com repressão", defendeu.

O vereador destacou que, na década de 1990, Medellín era a metrópole mais violenta do mundo, tendo chegado a uma taxa de 360 homicídios para cada 100 mil habitantes, que caiu para cerca de 21. De acordo com ele, para reverter os problemas de violência, o governo equipou a polícia, investiu em inteligência e ampliou a presença do Estado em comunidades carentes, além de promover políticas de transporte, geração de renda e preservação ambiental. Gadelha pediu que os gestores seguissem o exemplo da cidade colombiana.

O vice-líder do prefeito Roberto Cláudio (PDT) na Casa, Portinho (PRTB), afirmou que medidas para o combate à violência estão sendo tomadas, citando como exemplo a construção de escolas em tempo integral. Entretanto, de acordo com ele, as políticas sociais "não vão ter resultado de uma hora para outra, mas ao longo do tempo e, se Deus quiser, no curto prazo".

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.