Ações

Secretária alerta para prevenção à chikungunya

00:00 · 19.05.2017

A secretária municipal de Saúde da Capital, Joana Maciel, afirmou ontem, em palestra aos vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza, que a prevenção deve ser o principal vetor de ação para o combate às arboviroses, doenças transmitidas através de mosquito, como dengue, zika e a febre chikungunya. "É muito importante que a gente tenha essa noção em razão do controle vetorial, que é a ação mais importante, e a população pode nos ajudar", sustentou.

Segundo Maciel, as ações de prevenção devem ser o foco da gestão ao longo do ano. Ela destacou as Brigadas Contra o Mosquito, uma iniciativa que forma agentes multiplicadores de combate ao Aedes aegypti. Neste ano, disse ela, quase 30 brigadas teriam sido criadas.

A secretária também disse que medidas estão sendo tomadas em relação ao tratamento, desde a capacitação das equipes até a adaptação de 19 postos de saúde, que contam com unidades de observação e mais agilidade em exames. "O resultado do exame sai de forma mais rápida. Se o médico pedi-lo de manhã, o resultado sai à tarde", citou.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.