Candidatos

PROS é o primeiro a pedir o registro

01:00 · 07.08.2018

 

Encerradas as convenções partidárias no último domingo (5), de acordo com o calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral, as legendas correm para juntar a documentação completa de cada candidato homologado e solicitar o pedido de registro de candidatura. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) espera entre 900 e mil solicitações de postulantes a vagas proporcionais e majoritárias nas eleições de 2018. O prazo se encerra no dia 15 de agosto.

O primeiro partido político, até a noite de ontem (6), a entregar a documentação para registro de candidaturas, entre os 33 com atuação no Ceará, foi o Partido Republicano da Ordem Social (PROS). A legenda deixou documentação dos 93 candidatos oficializados em convenção na Secretaria Judiciária do TRE, sendo 64 para deputado estadual e 29 para federal.

Como a análise é feita por ordem de chegada, a antecipação do PROS contribuirá para ser a primeira sigla a receber o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), obrigatório para a realização de gastos de campanha. Entre os documentos necessários, por exemplo, estão a certidão criminal da Justiça Estadual e Federal, comprovante de escolaridade e o comprovante de desincompatibilização, para os servidores públicos.

Treinados

O envio do arquivo, gerado no sistema chamado Candex, é feito com a utilização de uma mídia digital. Os documentos básicos já estão disponíveis, porque pertencem ao banco de dados da Justiça Eleitoral, a exemplo de domicílio e filiação.

Segundo a secretária judiciária do TRE, Orleanes Cavalcanti, “todos os partidos foram treinados na utilização desse sistema. Agora estão coletando essa documentação dos candidatos para inserir de forma digital e entregar aqui no TRE todas as vias do registro”. 

Ao todo, são 39 servidores habilitados a receber e processar os documentados deixados pelas agremiações. Em poucos minutos os dados ficam disponíveis para consulta no sistema Divulgacand. Os técnicos, ao perceberem qualquer irregularidade, notificam os representantes por um aplicativo de troca de mensagens em três dias. É mais uma novidade para essas eleições.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.