'Cereja do Bolo'

PR é cobiçado na disputa presidencial, diz Gorete

01:00 · 28.05.2018

A presidente do Partido da República (PR) no Ceará, a deputada federal Gorete Pereira, disse ao Diário do Nordeste que, nas últimas semanas, a legenda tem sido "a cereja do bolo" nas negociações políticas em esfera nacional, pois é disputada por diferentes correntes que se preparam para a disputa eleitoral deste ano. A parlamentar afirmou ainda que o governador Camilo Santana (PT) tem ajudado os municípios administrados pela sigla republicana no Estado e que seu candidato à Presidência da República é o ex-governador do Ceará Ciro Gomes, do PDT.

Nacionalmente, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ) já sinalizou que, se dependesse dele, o senador Magno Malta (PR-RJ) seria seu candidato a vice na disputa presidencial. No entanto, isso dependeria de alianças estaduais com o PR, o que ainda não aconteceu. Presidente nacional do PR, o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, em conversa com o presidente Michel Temer (MDB), na última quarta-feira (23), no Palácio do Planalto, disse que a legenda só tomará decisão em relação às eleições presidenciais em julho.

"O PR está sendo a cereja do bolo, porque ontem (na sexta) ouvi do ex-governador Cid Gomes que o Ciro tem um sonho de ter o (empresário) Josué (Alencar) como vice dele. Ele disse isso, e eu fiquei muito satisfeita. O Josué é filho do José Alencar, e a aliança dele com o ex-presidente Lula foi muito importante para o Brasil, porque juntou o liberalismo com o trabalhismo do PT. Naquela época, o crescimento foi muito bom", avaliou Gorete, em entrevista no sábado (26), durante encontro do PR Mulher em um hotel na Capital.

Ela disse que o próprio PT, caso lance, de fato, uma candidatura à Presidência da República, tem interesse em ter um filiado do PR como vice na chapa. Pereira afirmou ainda que o ex-governador de São Paulo, o também pré-candidato Geraldo Alckmin (PSDB), também procurou a sigla. "O PR é um partido que tem muita unidade, e isso é muito bom. Quando fecha lá em cima, fecha-se aqui em baixo também", sustentou. A deputada disse, porém, estar contente com a possibilidade de aproximação entre PR e PDT. Isso porque, segundo ela, o pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, é o mais preparado para comandar o País.

Perdas

Na presidência do PR estadual desde o início do ano, quando conseguiu levar a legenda para a base governista no Ceará, a parlamentar afirmou que tem procurado atrair o máximo de filiados para a legenda. Ela minimizou, entretanto, perdas do PR na "janela partidária". "No lugar do Cabo Sabino, a gente conseguiu atrair o Vicente Arruda. No lugar da Fernanda Pessoa, a gente teve o ingresso da deputada Silvana Oliveira e do Pastor Jaziel, que é pré-candidato a deputado federal", afirmou.

Gorete Pereira salientou, ainda, que o PR terá pré-candidaturas em quase todos os municípios do Ceará. Segundo ela, o governador Camilo Santana tem ajudado o partido ao contribuir com prefeituras nas quais o PR tem atuação no Estado.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.