coluna

Paulo César Norões: números podem ajudar

01:00 · 10.09.2018

Com tudo o que aconteceu nos últimos dias, as próximas pesquisas são aguardadas com grande expectativa. Há muitos fatos novos, capazes de alterar profundamente o quadro eleitoral. O Datafolha promete divulgar uma pesquisa hoje à noite, com o trabalho de campo ao longo do dia. Pesquisa do Ibope, divulgada na última quarta-feira, mostrou Jair Bolsonaro liderando com certa folga, mas com alta rejeição e perdendo para quase todos os principais adversários em um eventual segundo turno. Na pesquisa de hoje deverá mostrar até que ponto o atentado ao candidato do PSL está influindo nas intenções de voto. E ter também uma noção mais clara de para onde estão migrando os votos que iriam para Lula. Números que certamente ajudarão os candidatos a estabelecer estratégias. Falta menos de um mês para a eleição.

Palanque duplo

Perdem tempo os petistas que reclamam dedicação exclusiva de Camilo Santana ao presidenciável do PT. Até Fernando Haddad (foto), que deve ser confirmado no lugar de Lula ainda nesta segunda, sabe e respeita a lealdade do governador aos Ferreira Gomes, a quem deve sua chegada ao Abolição. Assim como fez com Haddad, no último dia 28/08, Camilo subiu no palanque de Ciro neste fim de semana, em Sobral, Massapê e Cariri.

Eleitor decide

Quem acompanha a política de perto não se surpreende com essas esquisitices, pois é prática comum há muito tempo. Fazer o quê se é o próprio eleitor que, em última análise, referenda tudo isso? Afinal, ninguém chega ao governo ou ao parlamento sem a aprovação popular. Cabe ao eleitor, soberano em suas decisões, julgar se esses arranjos eleitorais são corretos, ou não.

Pode parar

Recado direto do ministro Luis Roberto Barroso: ou o PT para de apresentar Lula como candidato a presidente ou poderá ter sua propaganda no rádio e na TV suspensa. A demora do PT em apresentar um novo candidato está prejudicando o próprio partido. Ontem, novo debate entre presidenciáveis, da TV Gazeta em parceria com o Estadão. Mais uma vez sem representante petista.

Gestão

Em Acaraú, onde participou de carreata junto com a candidata ao Senado do PSDB, Dra. Mayra, e de seu padrinho político, senador Tasso Jereissati, General Theophilo voltou a criticar a segurança pública na gestão Camilo Santana e apresentou propostas. Uma delas é assim que assumir instalar os bloqueadores de celulares nos presídios, cujo prazo determinado pela Justiça ao Estado já venceu.

Politizar

Vem aí o "Saia do Muro", iniciativa do TRE-CE, através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE). Ideia é realizar exposições dialogadas e rodas de conversa em escolas de Fortaleza, promovendo a educação política de adolescentes de 12 a 17 anos de idade, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente. Projeto Saia do Muro é uma parceria do Unicef com o TRE-CE e outras entidades.

"O crime organizado hoje é o maior produto de exportação de São Paulo"

Henrique Meirelles, presidenciável do MDB, em critica ao adversário Geraldo Alckmin (PSDB), que governou São Paulo nos últimos oito anos.

Tem mais...

Papai Deputado federal Domingos Neto (PSD) deu uma pausa rápida na campanha de reeleição para curtir o nascimento de Tomas, seu primeiro herdeiro.

Segue o jogo Apesar da candidatura indeferida por não ter sido homologada em convenção, Alberto Bardawil segue em campanha enquanto aguarda julgamento de seu recurso.

Plano Lojistas do Estado recebem hoje o General Theophilo para almoço-palestra, na sede da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará, onde o candidato tucano ao Governo apresentará suas propostas.

Pé na estrada Luizianne Lins em Cedro caminhando e discursando pela cidade ao lado de um carro de som. Como nos velhos tempos.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.