EM FORTALEZA

Projeto que visa a instalação de microchips em animais domésticos é aprovado

Com a aprovação, a proposta segue para avaliação do prefeito. Ideia é combater o abandono e ajudar animais perdidos

16:55 · 16.03.2017 / atualizado às 17:08
celio
Autor do Projeto, Célio Studart afirma que será possível "coibir os abandonos, pois haverá maior fiscalização, e também ajudarmos animais perdidos a retornar para casa" ( Reprodução Facebook )

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou nesta quinta-feira (16) um Projeto de Indicação que promete ajudar animais perdidos e também combater o abandono. De autoria do vereador Célio Studart (SD), a proposta visa a instalação de microchips de identificação em animais domésticos, que poderão ser rastreados em caso de necessidade. Além disso, os donos de cada bichinho serão identificados com o sistema.

Segundo o vereador, caso o Projeto de Indicação seja colocado em prática pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), que ainda avaliará a proposta, a Prefeitura deve buscar uma Parceria Público-Privada (PPP) para viabilizar os procedimentos sem maiores custos. "É importante a parceria com empresas do setor privado que possam cobrir esses custos, pois ganha a cidade, ganham as empresas e, principalmente, os animais", ressaltou Studart. 

Ainda conforme o vereador, os animais castrados pelo poder público ou que possuírem donos de baixa renda terão preferência na instalação dos microchips. "Podemos coibir os abandonos, pois haverá maior fiscalização, e também ajudarmos animais perdidos a retornar para casa", destaca.

Quanto à instalação dos chips, que irão conter um código único e rastreável, ele diz que o procedimento será feito por um médico veterinário, evitando dores ao animal, e de maneira gratuita.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.