COMBATER A CORRUPÇÃO

Ministério Público faz curso para promotores

03:03 · 29.08.2009
( )
Os promotores de Justiça deverão motivar a sociedade a fiscalizar os gastos do Poder público em suas localidades

O Ministério Público estadual está procurando desenvolver mecanismos mais eficazes de combate à corrupção. Nesse sentido vai procurar envolver a comunidade para acompanhar os gastos realizados pelo Executivo, Legislativo, autarquias e outros órgãos que recebam recursos públicos.

Com esse propósito a Procuradoria Geral da Justiça realizou, ontem, no auditório Valdir Diogo, da Federação da Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) o seminário denominado Controle da Comunidade e o Ministério Público no Combate à Corrupção.

O seminário foi aberto com o lançamento do projeto "O Promotor e a Comunidade Pela Moralidade". Por intermédio desse projeto os promotores, em suas comarcas, vão mobilizar a comunidade e ministrar cursos sobre a maneira como devem fiscalizar a aplicação dos recursos públicos no âmbito municipal, informou o coordenador do projeto, Alexandre Pontes Aragão, promotor da comarca de Limoeiro do Norte.

No seminário realizado ontem foram abordados temas como: Controle Social da Probidade Administrativa, Princípio da Moralidade na Atual Conjuntura Político-Institucional Brasileira e, Controle Governamental das Contas Públicas. Hoje, na parte da manhã, na Escola Superior do Ministério Público, será ministrado um mini-curso de metodologia do ensino para os promotores de Justiça.

Ao falar sobre o Controle Social da Probidade , Cláudio Abramo disse que "é muito difícil combater a corrupção pela via da punição, até porque no Brasil é difícil condenar alguém pois para isso acontecer é preciso provar a relação causal.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.