2,3 mil requerimentos

Fim do prazo para o voto em trânsito

00:00 · 24.08.2018
Image-0-Artigo-2444154-1
O movimento maior de eleitores, no dia de ontem, nos cartórios da Capital, era de portadores de títulos de municípios do Interior querendo votar em Fortaleza

A movimentação era tranquila, ontem, na Central de Atendimento ao Eleitor, em Fortaleza, no último dia do prazo para que os eleitores que estarão fora do domicílio eleitoral no dia das eleições, em 7 de outubro, requeressem o direito de votar em trânsito, ou seja, na localidade em que estiverem no dia da votação. Até ontem, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contabilizou 2.396 requerimentos de voto em trânsito para o primeiro turno e 2.201 para o segundo turno da disputa. Assim, esses eleitores participarão do pleito.

A maioria dos eleitores que querem votar em Fortaleza são do Interior do Estado. Segundo a coordenadora administrativa do cadastro eleitoral, Lorena Belo, só em cinco municípios cearenses, com mais de 100 mil eleitores, haverá voto em trânsito: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral.

"O que ocorre é que a Justiça Eleitoral transfere a inscrição eleitoral para o município onde o eleitor diz que estará. Se o voto solicitado for para dentro do mesmo Estado, ele vota para todos os cargos. Se for para fora da unidade da Federação, ele vota apenas para o cargo de presidente da República. É uma transferência temporária", diz. Terminada a eleição, ele volta a ser eleitor da localidade de origem.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.