mudança

Deputados podem fechar com o PP

01:00 · 24.03.2018

Com a aproximação do prazo final para trocas de partidos na janela partidária – 7 de abril –, a próxima semana pode ser decisiva para parlamentares da base governista na Assembleia Legislativa que negociam ingresso no Partido Progressista (PP). Além da filiação já aguardada de Gony Arruda, atualmente no PSD, a deputada Silvana Oliveira (PMDB) pode fechar acordo com a sigla, após conversa com o presidente nacional da legenda, Ciro Nogueira.

A peemedebista teve reunião com o presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), e com o filho dele, Antônio José, que preside o PP no Ceará, na última quinta-feira (22). Ao Diário do Nordeste, ela disse ter ficado “bastante empolgada” com a conversa e, agora, aguarda encontro com Ciro Nogueira, que deve vir a Fortaleza na segunda-feira (26). “Preciso estar num partido onde eu tenha alguma perspectiva de estar trabalhando numa campanha mais justa”, justificou.

> Trocas extrapolam janela partidária

Silvana informou que, antes de buscar diálogo com o PP para possível ingresso dela e do marido, Jeziel Oliveira, que busca lançar candidatura a deputado federal, conversou com o senador Eunício Oliveira, líder maior do PMDB no Estado, mas não obteve garantias de que o partido daria estrutura e angariaria apoio com prefeitos no Interior para viabilizar as postulações dos dois em outubro. 

“Ele disse que não podia dizer ainda, porque existia a possibilidade do próprio filho dele (Rodrigo Oliveira) ser candidato a deputado federal”, relatou. Silvana reclama que há deputados próximos ao senador que recebem mais apoio do partido e conseguem, inclusive, atrair obras e recursos para suas bases eleitorais a partir de diálogo com Eunício, o que lhe daria desvantagem dentro do PMDB.

Estrutura

Por isso, Silvana tem dito que não quer ser “bucha” para alavancar outros nomes peemedebistas que teriam mais densidade eleitoral que ela na disputa deste ano. “(No PP) Existe uma real empolgação da minha parte porque, quando vi o nome dos outros deputados que vão concorrer junto comigo, eles têm mais ou menos um equilíbrio de votos comigo”, apontou.

De acordo com a parlamentar, o ingresso no PP, contudo, depende da garantia de uma “estrutura mínima” para a formatação de campanhas competitivas dela – pré-candidata à reeleição na Assembleia – e do marido, Jeziel Oliveira, à Câmara dos Deputados. Silvana adiantou que Ciro Nogueira vem ao Ceará para dialogar com deputados estaduais inclinados a migrarem para o partido na janela e também tentar atrair candidatos a deputado federal.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.