COLUNA

Paulo Cesar Norões: Voz altiva no Abolição

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 13.11.2017

Élcio Batista é, hoje, o homem forte de Camilo Santana. Para além das funções normais da chefia de gabinete do governador, é quem cuida das estratégias e controla a comunicação do Governo. Mestre em sociologia e um estudioso do comportamento social, Elcio é ouvido quando da tomada de decisões importantes. Por tudo isso, dentro e fora do governo, as pessoas querem ouvi-lo. Na reunião de diretoria da FIEC, Elcio falou do esforço do governo cearense para conciliar desenvolvimento econômico com melhoria do padrão de vida da população, sobretudo os mais pobres. E fez críticas ao que acontece no plano federal. Para Elcio, não adianta o governo Temer tentar aprovar as reformas que propõe sem antes resolver problemas como educação deficiente e a baixa produtividade em ciência e tecnologia. Não adianta, é perda de tempo.

2018 já começou

Ciro Gomes

Já faz tempo, Ciro Gomes (foto) aqui e acolá dá uma cutucada no seu, segundo ele, 'velho amigo' Tasso. Senador dava calado como resposta. Agora resolveu chutar o balde, chamando os ex-aliados de oligarquia familiar. Atitude de quem quer briga. Fala de Tasso antecipa o processo sucessório. Não haverá mais espaço para o jogo dúbio, todo mundo vai ter que se posicionar. Inclusive o colega Eunício Oliveira.

SP X MG

Se Aécio Neves reinou na convenção tucana de Minas, em São Paulo o presidente licenciado do PSDB teve mais uma mostra do quanto o filme dele está queimado fora de sua terra natal. Lideranças paulistas até pregavam discurso de paz, mas bastava o nome de Aécio ser citado, haja vaia. Racha tucano é profundo. E, a depender do que acontecer na convenção, feridas talvez nem sejam cicatrizadas.

Adeus, Temer?

E o desejo de que o PSDB desembarque do governo Temer vai ganhando corpo entre os tucanos Brasil afora. Na convenção do Rio de Janeiro, perguntaram aos convencionais se os tucanos devem ou não deixar o governo. Resultado: 97 por cento disseram que sim. O mesmo sentimento esteve presente em muitas outras convenções pelo País. São, no entanto, representações menores. SP e MG decidem.

Você decide

Consta que a Globo já deu ultimato a Luciano Huck. Se pretende mesmo sair candidato a presidente da República terá que deixar a emissora até o fim do ano. E não será uma licença, é em definitivo. A informação é da versão on line da coluna Radar, de Veja. Uma decisão delicada. Se optar pela política, o apresentador estará trocando uma condição estável por uma aposta. Esperar pra ver.

Acrísio

Hoje, haverá audiência pública na Câmara de Fortaleza contra o desmonte do Sistema Único de Assistência Social no Brasil. Iniciativa do vereador Acrísio Sena (PT). O SUAS atende 30 milhões de famílias com a rede de Proteção Social Básica e Especial. Mais de 10 mil centros de referência básica e especializados e cerca de 18 mil entidades e organiza- ções de assistência social.

"Falei com o presidente da CCJ para que todos os projetos relativos à segurança sejam votados e encaminhados ao Plenário"

Sen. Eunício Oliveira, presidente do Senado, anunciando que a segurança será pauta prioritária nas votações desta semana

Tem mais...

Ex-prefeito Samuel Araripe não disputará mais eleição, a não ser que Tasso Jereissati seja candidato a governador. Nesse caso, Araripe tentaria uma cadeira na Assembleia.

Quanto ao Crato, Samuel replica o discurso de Tasso; quer jovens lideranças disputando a Prefeitura. "Meu candidato eu já tenho, é Aloísio Brasil", disse, referindo-se ao jovem médico que hoje dirige o PSDB cratense.

Governo federal promete pagar primeira parcela do 13º até o dia 20 de novembro. O que, segundo o Governo, vai injetar aproximadamente R$ 132,7 bilhões na economia brasileira.

Governador Camilo mandou montar 159 tendas de apoio, com água, canetas e frutas aos estudantes que fizeram o Enen.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.