COLUNA

Paulo Cesar Norões: Visões conflitantes

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 21.04.2018

Governo Federal comemora a abertura de 56.151 novos postos de trabalho no Brasil no mês de março, o que significa um aumento de 0,15% em relação ao resultado de fevereiro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgado nesta sexta-feira, que mostra ainda que seis dos oito principais setores econômicos tiveram saldo positivo, com destaque para o setor de Serviços, que contribuiu com a criação de 57.384 novos postos de trabalho - um crescimento de 0,34% sobre o mês anterior. Para o Governo, é a reafirmação do discurso de "retomada do crescimento". Os adversários, no entanto, minimizam os ganhos. Para eles, esses números só foram possíveis pela precarização do trabalho e salários menores por conta da Reforma Trabalhista.

Emprego e renda

Fernanda Pessoa

Deputada Fernanda Pessoa (PSDB) desejou boas-vindas à empresa polonesa Can-Pack, que vai investir em Maracanaú, onde ela tem base eleitoral. Segundo Fernanda, a empresa, que atua no segmento de embalagens de metal, vai investir R$ 600 milhões em fábricas na cidade, gerando aproximadamente 300 empregos diretos e 600 indiretos. Maracanaú é a segunda maior economia do Ceará.

Vai investigar

Ministério Público de São Paulo chegou a pedir ao STJ para que fossem remetidas para a 1ª instância inquérito sobre denúncias de executivos da Odebrecht de terem feito doações à base de propina para campanhas de Geraldo Alckmin em 2010 e 2014. STJ respondeu que foi crime eleitoral e enviou para o TRE. Insatisfeito, o MP resolveu investigar o tucano por improbidade administrativa

Opções

Oposição se articula e já apresenta opções para a disputa nas próximas eleições. E investe em nomes não apenas novos, de fora do meio político tradicional, mas também pessoas com alto grau de qualificação intelectual, bem-sucedidos profissionalmente e com amplo trânsito na sociedade. Casos d o Gen. Teophilo e dos advogados e professores Leandro Vasques e Cândido Albuquerque.

De plenário...

Debate quente entre o deputado Heitor Férrer (SD) e o vereador Adail Júnior (PDT). Heitor tomou as dores de sua categoria, após Adail propor voto de repúdio à classe médica, por entender que Aline Tavares, médica da UPA do Pirambu, e outros profissionais da área, se posicionaram contra a redução de verbas destinadas às UPA's por motivação política.

...A plenário

Heitor contra-atacou. "A categoria médica é que deveria ver a possibilidade de decretá-lo persona non grata pelas inúmeras agressões que fez", disse. O detalhe é que o debate foi intercameral: Heitor, na Assembleia, e Adail Júnior, na Câmara de Fortaleza. Terá sido uma prévia? Os dois, afinal, são candidatos a deputado e poderão se enfrentar no mesmo plenário, ano que vem.

"Nas eleições que se aproximam, caberá à população definir, de forma livre, legítima, transparente e incontestável a vontade nacional"

Gen. Eduardo Villas Bôas. Comandante do Exército

Tem mais...

Parabéns. Tauá hoje em clima de festa. Deputado federal Domingos Neto se cerca de amigos, familiares e apoiadores para comemorar seus 30 anos.

Em casa. Quem acompanhou a performance de Mauro Filho na tribuna da Câmara Federal, sobre os altos juros no Brasil, pôde perceber que ele estava à vontade.

Em casa 2. Além de dominar como poucos o tema, para Mauro Filho era uma espécie de avant-première, já que é candidato a deputado federal. Isso se Ciro Gomes, caso eleito presidente, não o convoque para o Ministério da Fazenda.

Dindim. Ministério da Saúde vai repassar meio milhão de reais para custeio da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Deputado Danilo Forte foi quem intermediou, em Brasília.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.