Coluna

Paulo Cesar Norões: Violência insuportável

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 09.01.2018

Mais de 5 mil homicídios em 2017. Boa parte ligada às disputas de poder pelas facções criminosas, hoje a face mais assustadora da violência no Ceará. Claro, não é só aqui, é uma praga nacional. Mas isso não nos tranquiliza. A ousadia da bandidagem parece não ter limites. Agora deram para botar cidadãos para fora de suas casas. É isso mesmo, mandam famílias inteiras embora de casa, sob pena de serem mortas. Não é algo inédito. Quem assistiu filmes como Cidade de Deus viu cenas assim. Coisa do Rio de Janeiro dos anos 1970. Que demorou, mas chegou por aqui. O que fazer? Como agir? O Estado tem investido em viaturas, equipamento, contratado novos policiais, mas tem sido insuficiente. Há quem defenda uma intervenção federal. Será preciso tanto? Conselho Estadual de Segurança Pública vai discutir o assunto, em reunião na próxima sexta.

Candidato

Se perguntar ao deputado Zezinho Albuquerque qual o futuro político dele, o presidente da Assembleia desconversa. Não fala de sucessão, ao menos por enquanto. Mas está lá, coladinho no governador Camilo, em todos os eventos na Capital e, principalmente, no Interior. Sabe-se que o lugar dele na chapa majoritária dos governistas é certo. Vice-governador ou senador. Em breve, saberemos.

Muito a melhorar

Fraport vai ter trabalho. De acordo com pesquisa divulgada pelo Ministério dos Transportes, Pinto Martins e Salgado Filho, de Porto Alegre, os dois sob administração dos alemães, só foram mais bem avaliados que o Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Pesquisa foi nos 15 aeroportos que concentram 80% do movimento de passageiros do País, na primeira semana da alta estação.

Disposição

Na última convenção do PMDB, em Brasília, o reencontro de dois ícones do velho MDB. Mauro Benevides e Pedro Simon estiveram juntos em momentos marcantes da política nacional. O gaúcho já se aposentou; o cearense, ainda não. É suplente de deputado federal e só não vai brigar por um novo mandato se o Mauro Benevides Filho for candidato. Disposição não falta ao eterno senador.

Por etapas

Prefeito Roberto Cláudio confirma que o novo Terminal de Ônibus de Messejana só será finalizado em abril. Porém, a primeira fase das obras já será entregue agora em janeiro, quando ônibus que circulam no terminal provisório vão passar a usar a parte nova. A partir daí, começam as obras na área, hoje, usada para embarque e desembarque de passageiros. 70% da obra já estão prontos.

Granizo

Ainda é cedo para falar, mas essas chuvas de granizo no sertão estão gerando expectativa de um bom inverno, interrompendo uma seca que já dura seis anos. Desta vez, foi em Massapê e Santana do Cariri. É a terceira ocorrência do fenômeno no Ceará de dezembro de 2017 pra cá. Onde choveu mais granizo foi na zona rural do Município de Parambu, em 21 de dezembro.

"Esse é o nosso foco de atenção, essa é a nossa prioridade. Vamos de fato dar foco na Previdência"

Henrique Meirelles
Ministro da Fazenda

Tem mais...

Roberto Pessoa (PR) confraternizou-se com jornalistas, em Juazeiro. No Crato, prestigiou lançamento de 'Pau Pereira', do amigo Iranildo Pereira. E em Barbalha, defendeu prefeito Argemiro Sampaio (PSDB) como candidato a vice-governador na chapa da oposição.

Juiz do Rio de Janeiro proibiu posse da deputada Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho. Ter sido condenada na Justiça do Trabalho, para o juiz, fere a moralidade pública. Se a moda pega, vai ser preciso uma reforma ministerial.

Eduardo Bismarck carrega um trunfo na disputa por uma vaga na Câmara Federal. O filho do prefeito de Aracati, Bismarck Maia, cresceu, estudou, se formou e advogou em Brasília e conhece bem os bastidores dos ministérios e do Congresso Nacional. E isso pode fazer diferença.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.