Coluna

Paulo Cesar Norões: Usando a máquina a favor

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 02.01.2018

Governo Temer não dormiu no ponto nem na virada do ano. De olho no apoio às reformas a serem votadas neste ano que começa - o último do atual governo -, especialmente a da Previdência, que já deve ser votada na Câmara em fevereiro, o Planalto trata de agradar os aliados. No pacote de bondades de fim de ano, ministro da Saúde, Ricardo Barros, e sua equipe fizeram esforço concentrado no fim de 2017, contanto fosse liberado quase meio bilhão de reais em recursos a centenas de municípios antes da virada. O Diário Oficial do último sábado do ano, dia 30, teve 74 páginas, todas elas com portarias da pasta da Saúde. Boa parte do que foi liberado foi para atender as emendas parlamentares. Verbas pra cá, recursos pra lá, e o Planalto vai asfaltando o caminho da aprovação da Previdência. E, pelo visto, vai chegar lá.

Venda de balcão

Diário Oficial da União de sábado trouxe ainda Portaria Interministerial garantindo a prorrogação, até o fim de 2018, da venda de milho com preço subsidiado pelo Ministério da Agricultura. Segundo o senador Eunício Oliveira, uma luta em defesa dos produtores rurais do Nordeste, especialmente do Ceará. A chamada 'Venda de Balcão' beneficia pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, ovinos e caprinos.

Confiante

A despeito do olhar atravessado de alguns especialistas, prefeito Roberto Cláudio confia bastante no plano de segurança montado pelo vice-prefeito Moroni Torgan para Fortaleza. Para RC, um projeto "ambicioso e vai servir de laboratório para todo o País", frisa. Para garantir a eficácia, Moroni montou um time de especialistas nas várias áreas ligadas à segurança.

Cuidados

Ser presidente exige uma rotina estressante. Sobretudo quando sofre pressões de todos os lados, inclusive de aliados. Ainda assim, é preciso se cuidar. Temer tem problemas e, mesmo assim, anda negligenciando as recomendações médicas. A infecção urinária veio como um alerta. Aos 77 anos, o presidente ou se cuida ou pode perder a condição física de governar.

Otimista

Deputado Ely Aguiar (PSTC) vai tentar a quarta eleição. Para tanto, confia na satisfação dos eleitores com seu desempenho na Assembleia, segundo ele fiel ao que prometeu fazer. Ely conta também com o reconhecimento do povo do Crato, por sua luta para erguer a estátua de N. Sra. de Fátima. Maior parte dos recursos para a construção da praça ao redor da estátua foi conseguida por ele.

"Queremos não quantificar, mas sim qualificar as oportunidades que estão vindo. E tenho certeza que os próximos anos trarão resultados altamente positivos para o Estado"

Cesar Ribeiro Secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará

Tem mais...

As pessoas até que tentam evitar tirar o carro da garagem na virada do ano. Problema é que é quase impossível conseguir um táxi, ou mesmo um Uber, na noite de Réveillon. E se conseguir, já sabe, é pagando caro. De qualquer forma, muita gente conseguiu chegar na Beira-Mar através dos ônibus disponibilizados pela Prefeitura de Fortaleza. Espremidos, mas chegaram.

Cenário de terra arrasada. O Aterro da Praia de Iracema parecia um lixão na manhã de ontem. Some-se a ausência de lixeiras em número adequado com a falta de educação de boa parte da população, que joga tudo no chão. Pelo menos a Prefeitura agiu rápido e já na tarde de ontem a praia estava bem mais limpa. Até tratores foram usados.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.