coluna

Paulo Cesar Norões: Uma boa oportunidade

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 29.12.2017

A gestão da orla pela Prefeitura foi bem recebida em vários segmentos de Fortaleza. Para o vereador Acrísio Sena (PT), veio no momento certo. Ele é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Fortaleza e já adianta que vai solicitar uma audiência pública para discutir o assunto: "Uma oportunidade histórica de respondermos aos grandes desafios urbanísticos da cidade". Acrísio cita três entraves importantes que devem ser resolvidos. Um deles é o reordenamento das barracas da Praia do Futuro, que já é discutido em um Fórum coordenado pelo Ministério Público Federal. Já a Beira-Mar poderá ser, de fato, o cartão postal da cidade com várias intervenções. E, finalmente a Barra do Ceará e o projeto Vila do Mar, que deve ser vista na perspectiva do comércio e do turismo. Para tanto, precisa ter padrões mínimos de segurança.

Indulto suspenso

Não deu nem tempo dos perdoados comemorarem. Ministra Cármen Lúcia aceitou argumentos da procuradora-geral da República Raquel Dodge e concedeu liminar suspendendo o generoso indulto de Natal do presidente Michel Temer. Decisão final será do Pleno da Suprema Corte. E havia quem achasse que Dodge seria marionete do presidente na PGR.

Redução

Finalmente uma boa notícia em termos de impostos. Governador Camilo Santana anunciou redução no IPVA, em 2018. Não é lá essas reduções todas, até porque o IPVA subiu muito nos últimos anos. Mas, só em não aumentar mais o que já está pela hora da morte já é um alento. A redução, em média, é de 4,46%, e todos os proprietários de veículos do Ceará serão beneficiados.

Iguatu

Prefeito Ednaldo Lavor, de Iguatu, recebeu a visita do deputado federal José Guimarães (PT), que parabenizou-o pela cessão de uso das estações ferroviárias de Iguatu e dos distritos de Alencar e Suassurana. A antiga estação do centro será um centro de cultura, entretenimento e lazer. "Era ponto de venda e uso de drogas. As pessoas tinham até medo de passar em frente", disse Lavor.

Aumento

Ministério da Educação definiu reajuste dos professores com aumento de 6,81% para o piso salarial, em 2018. Segundo o ministro Mendonça Filho, o índice de reajuste é 4,01% acima da inflação prevista para este ano, de 2,8%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). Nos últimos dois anos, os professores tiveram um ganho real de 5,22%.

"O PSDC não participa do jogo de troca de legendas. O partido não troca de comando como se muda de roupa"

Dep. Estadual Ely Aguiar, criticando o troca-troca no comando de várias legendas nos últimos dias. O último foi o PHS, que tirou o partido das mãos de Tin Gomes e passou para o comando do Cabo Sabino

Tem mais...

A propósito, com a ida do Cabo Sabino para o PHS, a Executiva Nacional do Podemos (antigo PTN) devolveu o comando da legenda no Ceará a Toinho do Chapéu, político de Caucaia. Podemos tem o senador Álvaro Dias candidato a presidente e Sabino quer votar em Jair Bolsonaro.

Dos novos veículos entregues pelo governo Camilo Santana para o setor de Segurança Pública, quarta-feira, 72 foram para guarnecer as áreas de turismo. Empresários e operadores do setor - e os turistas, claro - agradecem!

Prédio de luxo na Praia da Tabuba, em Caucaia, está na iminência de desabar. Construído há 15 anos, o edifício ficava a 400 metros do mar. Já na época tentava-se recursos em Brasília para conter o avanço das águas. Os espigões nunca foram construídos nem os muros de contenção concluídos.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.