coluna

Paulo Cesar Norões: Turismo sustentável

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 06.02.2018

Aeroporto de Cruz escancarou as portas das belas praias do litoral oeste do Ceará para o Brasil e o mundo. São vários voos despejando centenas de turistas, semanalmente, especialmente na bela Jericoacoara. O que é muito bom. Turismo é fonte de renda, garante empregos e gera receita para o Estado e municípios. Por outro lado, é preciso controle do fluxo de visitantes. Jeri é um santuário ecológico, requer controle ambiental. A vila já era deficiente nos serviços básicos, imagine agora. Daí a pertinência da ação da Agência Reguladora do Ceará, que tem chamado órgãos estaduais e municipais para debater soluções para questões como esgotamento sanitário e o uso indiscriminado dos recursos hídricos de Jijoca de Jericoacoara. Ontem, foi a terceira reunião, só neste ano. Torçamos para que elas produzam efeito.

Vem aí concurso

Image-0-Artigo-2359221-1

Quatro projetos de lei oriundos do Executivo devem começar a tramitar hoje, na Assembleia. Um deles cria 20 cargos efetivos no Departamento de Arquitetura e Engenharia. "Há cerca de 500 obras em andamento, as contratações são importantes para a conclusão de escolas, policlínicas, creches e estradas, por exemplo", disse o líder do Governo, Evandro Leitão (PDT). Cargos serão preenchidos por concurso.

Efeito

O vídeo postado na internet pela atriz Luana Piovani, denunciando falta de segurança em Jericoacoara, por conta de uma briga envolvendo amigos dela, foi, sem dúvida, um exagero. De qualquer forma, o governo respondeu com reforço no policiamento e uma delegacia permanente. De lá pra cá não se teve mais notícia de maiores problemas na Vila. Que continue assim.

Campanha

Senador José Pimentel (PT) está empenhado na expansão dos comitês populares em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato à Presidência da República, no Ceará. Até o fim de janeiro, foram instalados 640 comitês. Pimentel participou diretamente da instalação de 53 deles. Os comitês distribuem materiais e promovem reuniões e atos em suas cidades e bairros.

Parceria

Secretaria estadual do Esporte quer usar a força de Ceará e Fortaleza para ajudar na inclusão social de crianças da periferia de Fortaleza. Dirigentes dos dois principais clubes de futebol do Estado foram convidados a fechar parceria com o Governo para implantar escolinhas de futebol nas comunidades da Babilônia e Gereba, dois dos lugares mais atingidos pela guerra do tráfico.

Defesa

Vereadora Larissa Gaspar (PSL), que preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Fortaleza, quer que a Prefeitura amplie o horário de atendimento do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra e do Centro de Referência da Mulher Francisca Clotilde. A jovem vereadora tem dedicado especial atenção no seu mandato às pessoas em situação de risco.

"O esporte é uma potente ferramenta para o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens dessas regiões mais carentes"

Euler Barbosa. Secretário do Esporte

Tem mais...

Prefeito Roberto Cláudio comanda reunião do Comitê Executivo Municipal pela Prevenção dos Homicídios na Adolescência. Às 14h de hoje, no Centro Cultural Belchior.

Dezenove municípios do Ceará receberam, semana passada, R$ 2,2 milhões do Governo Federal. Repasse referente a taxas de ocupação, foro e laudêmio arrecadadas em 2017.

Segundo o superintendente do Patrimônio da União no Ceará, Cláudio Cruz, as prefeituras devem usar esses recursos para atender às necessidades da população.

Deputado Leonardo Araújo (MDB) retornou de mestrado no exterior e correu para visitar as bases, no Interior. Fim de semana foi recebido pelos prefeitos Sônia Costa, em Madalena, e Hilson Paiva, em Uruburetama.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.