coluna

Paulo Cesar Norões: Todos os municípios

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 14.05.2018

Eunício Oliveira (MDB) usou seu prestígio, em Brasília, para conseguir liberação de mais R$ 14 milhões do Ministério da Integração Nacional para o Cinturão das Águas. Verba federal será usada na construção do trecho da obra do Governo estadual, que levará as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco a 4,5 milhões de pessoas nas regiões do Cariri e de Fortaleza. Eunício tem dito que vai fechar 2018 com, pelo menos, uma obra viabilizada por ele em cada um dos 184 municípios do Ceará. E isso, ressalta, só no período em que está presidente do Senado, ou seja, nos últimos dois anos. "Desafio alguém a apontar um político na história do Ceará que tenha conseguido mais recursos para os municípios do que eu", diz o senador. E arremata: "Isso independentemente do prefeito ser aliado ou adversário".

Juntos

Image-0-Artigo-2399816-1

Eunício Oliveira ainda não foi a Sobral desde a reaproximação com Camilo Santana e o grupo político dos Ferreira Gomes. Pois chegou a hora. Próximo sábado, o governador e o senador estarão lá e, com o prefeito Ivo Gomes, ficarão no mesmo palanque para assinar liberação de obras e inaugurações. Expectativa é se o deputado Moses Rodrigues, aliado de Eunício e adversário de Ivo, também estará lá. Foi convidado.

Convergência

Ciro Gomes (PDT) vive o momento de maior evidência desde que colocou na rua sua pré-candidatura. A própria mídia nacional, que por um bom tempo escondeu os movimentos do cearense, já lhe abre generosos espaços. Fato é que o cenário é favorável, e os outros partidos perceberam. E o próprio Ciro favorece os entendimentos ao acenar com um discurso que contempla anseios de A a Z.

Mercado

Secretário César Ribeiro, do Desenvolvimento Econômico, e a diretora de Atração de Investimentos, Beatriz Bezerra, foram recebidos, última sexta, na Câmara de Comércio e Indústria de Dubai para a América Latina, em São Paulo. Parte da estratégia de aproximação do Governo com os países árabes, mercado em potencial no processo de atração de investimentos para o Ceará.

Força feminina

Deputada estadual Fernanda Pessoa (PSDB) apresentou projeto que institui política estadual de inclusão da mulher, segundo ela, um instrumento para empoderar a mulher cearense através de ações e efetivação dos seus direitos. "Infelizmente, a gente precisa instituir políticas públicas de igualdade, pois os direitos das mulheres não são respeitados", explicou a parlamentar.

Não votam

Falta de aviso não foi, mas 475.689 cearenses deixarão de votar, neste ano, porque não fizeram a biometria. São 77,4% do total. Outros 22,6%, ou seja, 138.688 eleitores, tiveram o título cancelado por não votarem nas últimas três eleições. Ao todo 614.377 pessoas tiveram o título cancelado no Ceará, segundo o TRE. Fortaleza foi a campeã, disparada, seguida por Caucaia e Juazeiro do Norte.

"Em 2010, a composição foi difícil e em 2014 deixaram o DEM fora da chapa majoritária. Tudo isso mostra que o ciclo está terminando"

Rodrigo Maia, presidente do DEM, sobre o provável fim da aliança com o PSDB, que vinha desde a primeira eleição de Fernando Henrique.

Tem mais...

Seminário. Procuradoria-Geral do Estado do Ceará realiza hoje, no auditório do Centro de Estudos e Treinamento da PGE, seminário Advocacia Pública nos Tribunais Superiores. Evento faz parte das comemorações dos 41 anos da PGE.

Insegurança. Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, entregou ao ministro Raul Jungmann (Segurança Pública) e ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), estudo sobre a Criminalidade no Campo.

Confraternização. Noite de sexta-feira, em movimentada churrascaria do Dionísio Torres, chamava atenção animada mesa com cerca de 40 pessoas. Ex-alunos do Colégio Militar em confraternização com um antigo colega, Guilherme Theophilo, o general pré-candidato a governador do PSDB.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.