COLUNA

Paulo Cesar Norões: Socorro para municípios

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 30.12.2017

Apavorados com a falta de recursos, prefeitos de todo o Brasil tanto pressionaram que o Governo Federal resolveu ajudar. Último dia útil do ano, o presidente Michel Temer assinou Medida Provisória autorizando o repasse de R$ 2 bilhões para que os municípios possam superar dificuldades financeiras emergenciais. A divisão do dinheiro levará em conta as mesmas proporções aplicáveis ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O volume não é exatamente o que os prefeitos reclamavam - queriam R$ 4 bilhões -, mas chega em momento oportuno. Que seja usado de forma responsável para diminuir um pouco os problemas, que não são poucos e terminam prejudicando o atendimento às demandas da população, principalmente em áreas sensíveis, como saúde e educação.

Reforço

MP de Temer atende não só a pressão dos prefeitos, mas também de aliados que abraçaram a causa. Casos do senador Eunício Oliveira (MDB), que enviou ofício à presidência e garante acelerar a votação no Congresso, em fevereiro, e do deputado federal Danilo Forte (DEM), que reforçou o pedido em conversa na manhã de ontem, em Brasília, com o presidente e o ministro Carlos Marun.

Oposição

Em balanço sobre atuação parlamentar no ano que se finda, deputado estadual Capitão Wagner (PR) destaca a fiscalização contínua das ações do governo Camilo, papel que lhe cabe como membro da oposição. Wagner lembra, no entanto, que a função do opositor não é só criticar, mas também "com muita ênfase, indicar ou propor ações que melhorem a qualidade de vida".

Paracuru

Turistas que passam férias e a própria população de Paracuru reclamam do estado de abandono em que a bela cidade litorânea se encontra. A estreita estrada que dá acesso a um dos principais pontos turísticos, a Praia da Pedra Rachada, tem muito buraco, está sem iluminação e a areia das dunas toma de conta. Não há iluminação porque os postes caíram. Faz medo passar por ali à noite.

Paracuru 2

Além do lixo que toma de conta das ruas (não há contêineres e os moradores deixam tudo nas esquinas), o prefeito Ribeiro continua afastado e dois de seus filhos presos. Segundo o Ministério Público, misturaram dinheiro público com o privado. O vice empossado ainda não disse a que veio. Repartições estão fechadas, inclusive, a própria Prefeitura, que fica ao lado da Matriz, da PM e da Polícia Civil. Uma pena!

"Nosso Réveillon está se transformando numa referência no Brasil e no mundo. Este ano, com certeza, será o melhor. E deverá também ser o maior"

Alexandre Pereira. Secretário de Turismo de Fortaleza

Tem mais...

Economista cearense Lauro Chaves Neto foi convidado pela Academia Militar das Agulhas Negras e dará aula inaugural de 2018 sobre Macroeconomia e Conjuntura Econômica, no dia 30 de janeiro.

Aman é um centro de excelência e uma das melhores instituições de ensino do País. Ser convidado para ministrar uma aula lá é sinal de prestígio e, acima de tudo, competência.

2017 terminando, fica a expectativa de um Ano Novo com menos violência, intolerância e falta de amor. Que em 2018 tenhamos motivos para festejar a retomada de nossa economia, o surgimento de lideranças capazes de devolver a esperança do brasileiro na política e nos políticos. Afinal, não existe solução fora da democracia. Feliz 2018!!!

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.