COLUNA

Paulo César Norões: sociedade deve se engajar

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 10.08.2018

Salutar a campanha pelo voto consciente encetada pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Objetivo, segundo o presidente Beto Studart, é contribuir para a depuração da política, partindo do princípio de que cabe ao eleitor expurgar políticos envolvidos em casos de corrupção e outros malfeitos. Iniciativa da Fiec deve ser um estímulo para outras ações do gênero. Não se faz política apenas nos partidos. As entidades representativas da sociedade, sejam elas patronais ou de trabalhadores, pela sua capilaridade, têm o dever de se engajar nessa luta pelo restabelecimento da credibilidade das instituições políticas. Resgate esse que só será possível se o eleitor for capaz de eleger pessoas competentes, honestas e compromissadas não com o próprio bolso, mas com o Brasil. Esse é o caminho.

Jurisprudência

Única varoa dos irmãos Ferreira Gomes, Lia quer ser deputada estadual. Mas, estaria inelegível, pois teve o título cancelado por não ter feito o recadastramento biométrico. Sem título não pode votar. E, se não pode votar, não pode ser votada, certo? Nem sempre. Irmão dela, Ciro, se elegeu prefeito de Fortaleza sem votar nele mesmo. Trocou o domicílio eleitoral de Sobral para Fortaleza fora do prazo para emissão de um novo título.

Erudita

Ex-presidente Dilma, em debate com professores e alunos da Universidade Federal de Minas Gerais, se disse arrependida de ter nomeado Rodrigo Janot como chefe do MP nacional. A frase de impacto - talvez para impressionar a plateia acadêmica -, foi ao dizer que "o golpe foi misógino". Teve gente que não entendeu. Misógino é quem tem aversão a mulheres. Oposto do filógino, que as ama.

Por que não?

Em evento do BTG Pactual, Fernando Haddad, o plano B de Lula na corrida presidencial, questionado se num eventual 2º turno entre Alckmin e Bolsonaro ele recomendaria o apoio ao PSDB, não disse que sim, mas lembrou situações parecidas, em São Paulo. Em 1998, Marta Suplicy apoiou Mário Covas no 2º turno da eleição estadual. Dois anos depois, veio a reciprocidade e Marta virou prefeita...

Alvarás

Reajuste no valor dos alvarás de funcionamento e licença sanitária em Fortaleza ainda é motivo de insatisfação. Empresários dizem que a Prefeitura tem exorbitado na cobrança. O Município diz que o valor estava defasado. Para tentar resolver o impasse, o deputado Carlos Matos (PSDB) solicita realização de uma audiência pública na Assembleia, para discutir e solucionar o problema.

Recesso branco

Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, em reunião com os líderes partidários, decidiu que a partir da próxima semana só vai haver sessão nas terças e quartas-feiras. As comissões técnicas da Casa também trabalharão nesses dois dias. No restante da semana os parlamentares ficarão livres para visitar as bases eleitorais, principalmente os que são votados no Interior do Estado.

"Precisamos melhorar a efetividade da Lei Maria da Penha, e garantir que essas ações sejam cumpridas de fato"

Iraguassú Filho, Vereador de Fortaleza (PDT). Ele lamentou que os índices de violência contra a mulher, incluindo homicídios, tenham crescido 6,5% em 2017. Hoje, uma mulher é assassinada no Brasil a cada 2 horas, ou seja, 12 por dia.

Tem mais...

Crianças TRE-CE fará parte do projeto Saia do Muro, que vai discutir, no período eleitoral, a garantia de direitos de crianças, adolescentes e suas famílias. Lançamento na terça (14), na sede do Ministério Público do Trabalho no Ceará.

Níver Câmara de Fortaleza fará hoje sessão solene pelos 59 anos da Guarda Municipal, comemorado anualmente em 10 de julho. A iniciativa é do vereador Márcio Cruz (PSD). A cerimônia homenageará guardas, inspetores e subinspetores que se destacam frente à instituição.

Legislação Hoje, às 9h, no Auditório Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa, a Associação Cearense das Emissoras de Rádio e TV (Acert) promove seminário eleitoral junto com o TRE e o Ministério Público Eleitoral, para apresentar aos comunicadores e radiodifusores as novas regras eleitorais.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.