coluna

Paulo Cesar Norões: Semana de muita tensão

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 13.04.2018

Cresce o temor de políticos de vários partidos, de que aumentaria a pressão em cima dos acusados de envolvimento em casos de corrupção, a partir da prisão do ex-presidente Lula, como a coluna comentou na última quarta-feira. Últimos dias foram plenos de operações da Polícia Federal em busca de provas que confirmem delações de pessoas ligadas a figurões do MDB e do PT. Suprema Corte, por outro lado, em que pese argumentos contrários de Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli, referendou a decisão do juiz Sergio Moro de manter preso Antonio Palocci, que queria aguardar em liberdade seu recurso a condenação em primeira instância por corrupção e lavagem de dinheiro. São fatos que provocam calafrios e tiram o sono muita gente.

Reversão difícil

Image-0-Artigo-2387302-1

Um desses insones é o ex-governador de Minas, Eduardo Azeredo. Defesa dele tentou, no Superior Tribunal de Justiça, cancelar o julgamento que o condenou a 20 anos de prisão por participação no mensalão mineiro, pelo TJ de Minas Gerais, alegando constrangimento ilegal. Pedido foi negado pelo ministro Jorge Mussi, mas ainda será analisado pela 5ª Turma. Jurisprudência do STJ joga contra Azeredo.

Nos Pampas

Ciro Gomes (PDT) voltará ao Rio Grande do Sul para ser sabatinado por deputados de todo o Brasil, no encontro da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, de 9 a 11 de maio próximo. Outros pré-candidatos a presidente, Manoela D`Ávila (PCdoB) e Álvaro Dias (Podemos), também foram convidados. Na ocasião, deputado Ciro Simões (PDT-RS) será eleito presidente na Unale.

Parceria

Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) e Assembleia Legislativa estão juntas na prevenção às drogas. Ontem, secretário Will Almeida esteve com o presidente da AL, deputado Zezinho Albuquerque, em mais uma edição da campanha Ceará Sem Drogas. Evento aconteceu em Tauá. Hoje, os dois estarão juntos novamente, em Massapé, para a 25ª edição da campanha.

Transposição

Comissão da Câmara Federal, que acompanha as obras de transposição das águas do São Francisco vai se reunir na Assembleia Legislativa, segunda-feira. Em pauta, a conclusão do Eixo Norte - que abastecerá municípios cearenses. Reunião será tocada em dobradinha pelos tucanos Raimundo Gomes de Matos e Carlos Matos, presidentes das comissões congêneres na Câmara e na Assembleia.

Drenagem

Mulheres que tiveram as mamas retiradas deverão, além de cirurgia plástica reparadora - que já é obrigação do Sistema Único de Saúde - ter direito a drenagem linfática manual. É o que garante relatório da deputada Gorete Pereira (PR) do projeto de lei que impõe essa obrigação ao SUS, aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Federal.

"Não dá. Seria escolher entre o que você pede e o que determina a minha mulher"

Tasso jereissati, senador (PSDB), resistindo a pressão do pré-candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, que quer vê-lo candidato a governador do Ceará para ter um palanque forte no Nordeste. Apesar disso, gente próxima a Tasso acredita que ele ainda pode até vir a ceder, dependendo da conjuntura nacional e local. O que certamente ainda demora um pouco.

Tem mais...

Lançamento. Lide Ceará aproveitará café-debate, hoje, no hotel Gran Marquise, com o economista Marcos Troyjo, para lançar a Pesquisa de Clima Empresarial, que será desenvolvida junto com o Opnus Instituto de Pesquisa.

Pesquisa. Ideia do Lide é acompanhar, ao longo do ano, a opinião do empresariado cearense em diversos temas que afetam diretamente o cenário econômico, político e de conjuntura local e nacional, para se ter um indicativo do pensamento e dos sentimentos dos empresários cearenses.

Chegando. Próxima quarta-feira (18), na Assembleia, solenidade de lançamento do Diretório estadual do Partido Novo. Presença de pré-candidatos ao legislativo e do presidente nacional do partido, Moisés Jardim. Presidenciável do Novo, João Amoedo, virá mais na frente.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.