coluna

Paulo Cesar Norões: Sem politicagem

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 24.01.2018

Está em vigor desde 2016 a legislação que ficou conhecida como Lei das Estatais, que disciplina a atuação destas empresas, de autoria do senador cearense Tasso Jereissati. Mais do que lei, o País precisa de condutas políticas fortes para que os deslizes da corrupção no Poder Público sejam minimizados. A ausência de decisão política do governo foi determinante para os fatos ocorridos na Caixa Econômica, em que quatro vice-presidentes foram afastados das funções por desvios de conduta na gestão dos recursos públicos. A lei aprovada, entretanto, permitiu que a Caixa tomasse a atitude de aprovar seu novo estatuto e desse ao Conselho de Administração os poderes para a indicação dos 12 vice-presidentes, retirando estes cargos das mãos do presidente da República e das ingerências políticas do governante de plantão.

Apoio a Lula

Image-0-Artigo-2353753-1

O governador Camilo Santana (PT), em nota nas redes sociais, demonstrou apoio ao ex-presidente Lula em relação ao julgamento de hoje. O governador observa com atenção o desenrolar dos fatos políticos nacionais que terão grande influência no âmbito local, tanto para o fechamento das alianças como o posicionamento dos partidos que fazem oposição à sua gestão e aguardam a conjuntura.

Campanha

O pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, esteve, ontem, em Recife, para almoço e reunião com o governador Paulo Câmara (PSB). No cardápio, diálogos sobre o Nordeste, avaliação da conjuntura nacional e Eleições 2018. Ciro tenta fechar uma aliança com o PSB, que acaba de abrir diálogos eleitorais com partidos de centro-esquerda.

Guinada

Após abrigar Cid e Ciro Gomes e seus aliados, o PROS deu uma guinada política de 180 graus. Após anunciar a filiação do deputado estadual Capitão Wagner, um outro parlamentar da Assembleia Legislativa, de oposição ao governo do Estado, está desembarcando na legenda: Roberto Mesquita. A legenda deve fazer frontal oposição ao grupo governista.

De perto

O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, resolveu tomar uma medida drástica para conseguir resolver um dos problemas que é sua prioridade no Município: a saúde. O gestor transferiu o gabinete da administração para a Secretaria de Saúde para, pessoalmente, acompanhar a resolução dos casos e atender aos reclames da população.

Violência

Para tentar conter os índices de violência na cidade, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, não cruzou os braços. Mesmo com a responsabilidade pela Segurança sendo do Estado, Sobral vai premiar os agentes de segurança que apreenderem armas e munições e também aqueles que atuarem na redução dos homicídios. A medida entrou em vigor neste mês.

"O julgamento de Lula mostra que as instituições brasileiras estão funcionando"

Michel Temer, presidente da República, ao chegar ao Forum de Davos, na Suíça. Para ele, isso dá tranquilidade aos investidores que têm interesse no Brasil.

Tem mais...

Batata quente: momento de crises agudas sempre são difíceis para os governantes pela complexidade da forma discursiva a ser usada como a própria pressão da sociedade por respostas convincentes. Um dos momentos de tensão no governo Cid Gomes foi o tal "voo da sogra", em que o então governador viajou para a Europa, em jato fretado pelo Estado, e levou a mãe de sua esposa a bordo. Quando a informação veio a público, em abril de 2008, Cid estava em outra viagem internacional, desta feita em avião de carreira, à Ásia. Diante da ausência do chefe do Executivo, coube ao vice-governador do Estado, o petista Professor Pinheiro, receber as primeiras demandas e dar as declarações públicas iniciais sobre a crise até que o titular do cargo retornasse ao País. De voz baixa e estilo calmo, Pinheiro enfrentou um batalhão de perguntas para dizer: "o governador vai dar as explicações ao retornar".

Inácio Aguiar, redator interino.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.