Coluna

Paulo Cesar Norões: sem constrangimento

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 05.10.2017

Adiamento da análise do afastamento de Aécio Neves, pelo Senado, para depois do dia 11, quando o Pleno do STF analisa a questão, caiu como uma luva para o PT. Adesão petista ao acordo para salvar o tucano não foi bem digerida pelos demais membros e a militância do partido. Se o STF entender que a decisão da 2ª turma de afastar Aécio do mandato foi incorreta, o PT livra-se do desgaste. Louve-se, aí, a posição ponderada do presidente do Senado. Eunício Oliveira não se deixou levar pelos arroubos de incendiários como Renan Calheiros e Romero Jucá, que queriam o confronto dos Poderes. "Feliz porque pelo diálogo construímos a oportunidade, inclusive, da Suprema Corte, pelo Pleno, rever uma posição. Para a preservação daquilo que é mais importante na democracia que é a obediência à Constituição brasileira."

Quase definido

PDT fará convenção estadual no próximo dia 12, no Náutico. E já vai ratificar apoio à reeleição de Camilo Santana. Presidentes estadual, André Figueiredo, e do Diretório Municipal de Fortaleza, Roberto Claudio, também devem ser reeleitos. Para 2018, PDT já tem chapa praticamente fechada. Salvo alguma surpresa, Camilo terá como vice Zezinho Albuquerque. Ao Senado, Cid Gomes e André Figueiredo (foto).

Pontos positivos

Pelo menos, duas notícias boas para não dizer que o longo debate da Reforma Política foi totalmente em vão. A cláusula progressiva de barreira, que já entra em vigor em 2018, e o fim das coligações nas eleições proporcionais, que valerá a partir de 2020, vão ajudar a tirar de cena as chamadas siglas de aluguel, que contribuíram para enriquecer políticos e avacalhar a democracia.

Sem Temer

STF realiza, hoje, em Brasília, sessão solene pelos 29 anos da Constituição. Presidentes do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara, Rodrigo Maia, co-anfitrionarão o evento ao lado da ministra Cármen Lúcia. Detalhe: presidente Temer não foi convidado. Ex-senador Mauro Benevides, primeiro vice-presidente da Constituinte, será o principal signatário da Carta presente.

Anti-corrupção

Vereador Soldado Noelio (PR) protocolou, de uma só vez, na Câmara de Fortaleza, três projetos de indicação voltados para o combate à corrupção. Eles atuam em três frentes: medidas a serem cumpridas no Poder Público; conselho para avaliar e fiscalizar políticas de prevenção; e a criação de um fundo orçamentário com recursos gerados pela economia resultante da prevenção à corrupção.

Parking

Um dos setores que mais cresce em Fortaleza é o de estacionamentos. Tendência é de cada vez mais restrição do uso das vias públicas para esse fim. Para discutir a questão dentro da nova legislação de uso do solo e o projeto Fortaleza 2040, o Sindepark, comandado pelo empresário Luciano Cavalcante, realiza hoje o I Fórum Estacionamentos e a Cidade. Prefeito Roberto Claudio abrirá o evento.

"Quem se candidata a um cargo precisa preencher-se no conjunto dos requisitos que os pressupostos legais estão estabelecidos"

Ministro Edson Fachin, do STF, ao votar a favor da aplicação da Lei de Ficha Limpa para condenados antes de 2010, quando a lei foi aprovada.

Tem mais...

Prefeito Roberto Claudio dará palestra em evento que o Sebrae realiza, hoje, no Dia da Micro e Pequena Empresa. RC falará às 9h50min sobre o papel do gestor público no desenvolvimento dos pequenos negócios.

Governador Camilo Santana encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de lei que confere ao centro de formação olímpica o nome de "Dona Yolanda Vidal Queiroz". Dona Yolanda foi presidente do Grupo Edson Queiroz.

Reaproximação de Camilo e Roberto Claudio com Eunício Oliveira rende frutos. Aprovada pelo plenário e promulgada pelo presidente do Senado, autorização do empréstimo de U$ 65 milhões do BID para a Prefeitura de Fortaleza. Empréstimo havia passado na véspera na Comissão de Assuntos Econômicos, a qual Tasso Jereissati preside.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.