Coluna

Paulo César Norões: Segurança hídrica no CE

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 29.06.2018

"Qualquer que seja o governante, a água deve ser prioridade". É o que defende o presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras do Rio São Francisco da Assembleia, deputado Carlos Matos. O tucano cobra uma nova política de segurança hídrica para o Ceará. Desde 1987, na gestão de Tasso Jereissati, o abastecimento é tratado como tema estratégico pelo Governo. Mas, para ele, é preciso diversificar as fontes hídricas. "A água pode ser dessalinizada a um custo zero para o Estado. Em Israel, foi feita uma licitação e a empresa que ofereceu o menor custo da água ganhou a concessão por 30 anos", disse Matos, que defende a implantação desse modelo no Ceará. Já o Projeto de Integração das Águas do São Francisco deveria, segundo ele, ficar sob comando da Chesf, que, ao contrário da Codevaf, tem recursos em caixa.

Pelas beiradas

Caladinha, sem fazer muito alarde e ao largo das polêmicas envolvendo presidenciáveis, Marina Silva segue como principal alternativa a Jair Bolsonaro, nos cenários de pesquisas sem Lula na disputa. Foi assim, mais uma vez, na divulgada ontem pelo Ibope. Pode-se dizer que, em parte, é recall da última campanha, quando ela chegou a brigar por uma vaga no segundo turno mas acabou superada por Aécio Neves.

Amado e odiado

O que não muda também nas pesquisas é a liderança de Lula. Nem a prisão foi capaz de arrefecer o entusiasmo dos fãs do petista, que lhe dão 33% das intenções de voto na pesquisa estimulada e 21 na espontânea. Por outro lado, Lula tem, também, rejeição alta: 31%. Mas, ainda menor do que a de Collor e Bolsonaro, que são rejeitados por 32% dos eleitores entrevistados.

Fãs do 'mito'

Chegada de Jair Bolsonaro no aeroporto de Fortaleza, ontem, não foi diferente do que vem acontecendo nas viagens do pré-candidato do PSL pelo Brasil. Uma multidão de 'bolsominions' carregou o ídolo nos braços, aos gritos de 'Mito! Mito! Mito!', no melhor estilo das torcidas de Ceará e Fortaleza quando os times conquistam vitórias importantes ou acessos no Campeonato Brasileiro lá fora.

Tá fora

Collor apareceu na pesquisa, mas não é mais candidato. Decisão foi do PTC. Ex-presidente tentou, chiou, porém, a agremiação não voltou trás. E nem por outro partido ele poderá ser candidato porque já passou o prazo para mudar de sigla. Collor foi eleito em 1989, em disputa de 2º turno com Lula, mas seu governo durou apenas dois anos. Sofreu impeachment e assumiu Itamar Franco.

Dobradinha

Vereador Acrísio Sena e a deputada Rachel Marques lançaram, ontem, comitê na Avenida da Universidade em defesa da democracia e pela liberdade de Lula. Raquel Marques e Acrísio, aliás, fazem dobradinha na eleição deste ano. Ambos tentam um upgrade político. Raquel quer trocar a Assembleia Legislativa pela Câmara Federal e Acrísio Sena a Câmara de Fortaleza pelo Legislativo estadual.

"Estamos consolidando o que constitui talvez o mais amplo programa de benefícios aos servidores públicos municipais de Fortaleza"

Prefeito Roberto Claudio, ao anunciar benefícios importantes para servidores públicos

Tem mais..

Benfeitoria

R$ 257 mil, garantidos através de emenda individual do deputado federal Moses Rodrigues (MDB), vão viabilizar compra de equipamentos e materiais permanentes para o aparelhamento do Posto de Saúde de Pacatuba.

Retificando

Afeito à verdade, vereador Salmito Filho corrige nota da coluna de ontem: eram mil, e não duas mil pessoas na plenária dele na última terça, no Hotel Marina. Exatamente a capacidade do auditório, que lotou. Ainda assim, um número expressivo.

Eleições

Presidente Nacional do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, faz palestra, hoje, em Fortaleza, sobre Cooperativismo e Eleições. Às 8h30min, na sede do Sistema OCB-Sescoop/CE, que fica na Rua Idelfonso Albano, 1585, na Aldeota.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.