Coluna

Paulo Cesar Norões: segurança com inclusão

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 20.03.2018

Nem só de ações repressivas vivem as forças de segurança do Estado. Dentre as políticas de atuação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social constam também atividades de inclusão social. Na Comunidade Gereba, por exemplo, onde a SSPDS instalou uma base fixa da Polícia Militar, há ações interessantes que buscam garantir segurança e, ao mesmo tempo, gerar oportunidades, sobretudo para os jovens. Lá está sendo implantado um projeto pioneiro de coaching que oferece novos caminhos para transformação da carreira profissional e da vida pessoal dos moradores. Projeto esse que tem a parceria de profissionais da equipe do renomado coach cearense Paulo Vieira, autor de vários best sellers e frequentador assíduo do topo da listas de livros mais vendidos de autoajuda do Brasil.

Futebol e arte

Há outros projetos para a comunidade Gereba, que fica no Grande Jangurussu, uma das áreas mais desassistidas da Capital. Ceará e Fortaleza, os principais clubes do estado, vão montar escolinhas de futebol por lá. E o secretário da SSPDS André Costa acaba de fechar uma parceria com a Orquestra Filarmônica do Ceará, que dará aulas de violino, flauta doce e teclado para crianças a partir de seis anos.

O caminho é esse

Ações fundamentais que complementam o trabalho das forças de segurança. Não basta reprimir, é preciso oferecer opções às pessoas, uma perspectiva de vida mais digna. Como diz o maestro Gladson Carvalho, da Filarmônica, "assim como a criança sonha em ser um jogador do Fortaleza ou do Ceará, queremos apresentar a possibilidade dela sonhar em ser um Mozart ou Beethoven". É por aí.

Novo endereço

Livraria do ex-governador Gonzaga Mota, que prioriza publicações de autores cearenses ou voltadas para a temática do estado, mudou de endereço. Agora funciona na Rua Beni de Carvalho 159, sala 104, em Fortaleza. A Livraria do Gonzaga é, também, ponto de encontro de intelectuais e políticos - antigos e atuais. Hoje aposentado, Gonzaga Mota se dedica aos prazeres da literatura.

Pelo interior

Eleição chegando, é hora de intensificar as visitas às bases. É o caso do deputado estadual Audic Mota, que aproveitou o fim de semana para visitar o Icó. Ao lado do ex-prefeito e atual presidente da Adagri Jaime Junior e lideranças locais, Audic participou de festejo religioso e quermesse no Distrito de Icozinho e ouviu as demandas da população para encaminhamento de soluções junto ao governo.

Rodando o Brasil

Próxima sexta-feira chega a Fortaleza a Caravana da Renovação, que apresentará, na FIEC, as propostas do movimento RenovaBR e seus representantes, além de discutir melhores práticas políticas. Objetivo do RenovaBR é capacitar novas lideranças para ingressarem na política. 100 nomes entre mais de quatro mil inscritos foram selecionados em todo o País, dentre eles quatro cearenses. preservar não basta.

"É preciso fazer a água chegar à casa das pessoas"

Presidente Michel Temer, na abertura do 8º Fórum Mundial da Água, ontem, em Brasília. Temer citou a transposição de águas do Rio São Francisco, que vai beneficiar mais de 12 milhões de nordestinos, e a revitalização da bacia do rio, que vai garantir água para as próximas gerações. Falta agora o principal: garantir a conclusão das obras, que estão pra lá de atrasadas.

Tem mais...

Inauguração Ministro Helton Yomura e o superintendente do Trabalho no Ceará, Fábio Zech, inauguram hoje agência do Ministério do Trabalho de Maranguape.

Inauguração 2 A agência foi uma conquista do setor econômico de Maranguape, com a ajuda do deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), que é de lá.

No Paraguai Presidente do Lide Ceará, Emília Buarque, e o vice, Sérgio Resende, participam desde ontem, em Assunção, do Fórum Mercosul com Diálogo Público-Privado, promovido pelo Governo do Paraguai e Lide Paraguai.

Emergente O Paraguai, segundo a revista americana Forbes - a mais conceituada publicação de negócios do mundo -, é o novo líder emergente da América do Sul.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.