coluna

Paulo Cesar Norões: reforço que gera discórdia

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 27.08.2018

A responsabilidade primária das eleições pertence à segurança estadual. Geralmente governador ou secretário de segurança algum gosta da presença de reforço federal, o que seria um indicativo da falta de controle situacional. Temendo ações de gangues no pleito que se avizinha, o MPE sugeriu e o TRE do Ceará solicitou reforço federal. Até agora, nenhuma manifestação oficial do Executivo sobre a presença de forças federais em cinco municípios cearenses, Fortaleza incluída. Nos bastidores, porém, sabe-se que o Governo não gostou. Fácil de entender. Segurança pública é área delicada e principal foco de críticas dos oposicionistas. Tucano General Theophilo, por exemplo, já incorporou a necessidade de reforço federal ao discurso e atrela essa necessidade à incompetência do Governo Camilo Santana. É eleição.

Esperança

Os nove por cento na pesquisa Ibope animaram Eduardo Girão. O candidato do PROS acredita que há um potencial de crescimento grande da sua candidatura ao Senado quando começar a propaganda no rádio e TV, especialmente na Região Metropolitana de Fortaleza. Girão espera ser, também, a segunda opção de voto dos governistas que seguem orientação de Ciro Gomes e não querem sufragar o nome de Eunício Oliveira (MDB).

Image-0-Artigo-2444918-1

Contra-ataque

Eunício responde à campanha de Ciro Gomes contra ele intensificando ações nos municípios. Por exemplo, articula aprovação no Senado para liberação de R$ 320 milhões para obras de infraestrutura em Caucaia. E, nas andanças pelo Interior, Eunício não perde a chance também de pedir votos para Lula. Neste fim de semana até engrossou campanha #LulaLivre junto com membros do MST.

Nível médio

Jair Bolsonaro lidera as pesquisas sem Lula. Quem se aprofunda na última enquete do Ibope constata que a maior parte dos votos do presidenciável do PSL está no nível médio de escolaridade. Depois aparece o nível fundamental, isto é, no povão. Em terceiro no nível superior, numa prova de que Bolsonaro precisa trabalhar mais o segmento onde estão os formadores de opinião.

Futuro promissor

Salmito Filho ganhou status de estrela na inauguração de seu comitê. Estavam lá as principais lideranças do grupo situacionista, a partir do governador Camilo Santana, prefeito Roberto Claudio, Cid Gomes e o presidente do PDT, André Figueiredo. Cid, em discurso, apostou em votação consagradora para o vereador. Para ele, Salmito caminha para alçar voos mais altos. Já em 2020?

Pra lá e pra cá

Voto é bicho difícil e é preciso gastar sola de sapato para conquistá-lo. É o que está fazendo o petista Elmano de Freitas, que tem percorrido Fortaleza de uma ponta a outra atrás de votos para a sua reeleição de deputado estadual. Esta semana, ele saiu andando pelo Centro, microfone sem fio na mão, ao lado de um assessor carregando uma caixa de som. Literalmente um discurso ambulante.

"Tudo que é feito para pobre botam defeito"

Ciro gomes
presidenciável do PDT

Image-1-Artigo-2444918-1
em resposta às críticas à sua proposta de retirar 63 milhões de brasileiros da lista de inadimplentes do Serasa e SPC

Tem mais...

Plim-plim. Ciro Gomes estará hoje frente com Willian Bonner e Renata Vasconcelos, na bancada do Jornal Nacional. Cearense abre a série de presidenciáveis sabatinados pelo principal telejornal da TV brasileira.

Encontro. General Theophilo será o primeiro convidado da série de almoços-debates que a Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza fará com os candidatos a governador. O tucano apresentará seu plano de ótima oportunidade para expor seus planos a uma grande audiência.Governo, hoje, em restaurante na Avenida Beira-Mar.

Plenária. Hoje à noite, no Hotel Amuarama, vereador Dr. Porto reúne apoiadores para fazer prestação de contas de seu mandato. A plenária começa às 19hs.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.