Coluna

Paulo César Norões: problema da União

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 02.06.2018

Governo Federal contava com a solidariedade dos estados brasileiros na redução do valor do ICMS sobre os combustíveis para minimizar a crise que desabasteceu supermercados e postos. Doze deles - o Ceará incluído -, além do Distrito Federal, comunicaram ao Palácio do Planalto que não vão arcar com uma crise gerada exclusivamente por atos do Governo Federal. Deputado Sergio Aguiar (PDT) destaca que o Ceará tem um dos menores percentuais de ICMS sobre o óleo diesel no Brasil, 8,5%, beneficiando usuários do ônibus intermunicipais e urbanos. Ele lembra que o querosene de aviação teve o preço reduzido em função do Hub. Problema, diz Sergio, é que ao longo dos anos a União priorizou o modal de carga rodoviário em detrimento do ferroviário.

Em busca ....

Ela foi a primeira mulher a sentar na bancada do Jornal Nacional, principal telejornal do País. Os tempos de TV, no entanto, ficaram para trás. Hoje, a jornalista Valéria Monteiro se dispõe a percorrer o Brasil, numa caravana quixotesca para viabilizar sua candidatura à presidente da República. Trabalho de formiguinha, como ela mesmo diz, visitando locais indicados por apoiadores, através das redes sociais.

...de legitimidade

O apoio popular é fundamental para enfrentar resistências dentro do próprio partido. A Executiva Nacional decidiu que o PMN não terá candidato próprio. Porém, Valéria lembra que essa decisão compete à convenção partidária, que deve acontecer entre 20 de Julho e 05 de Agosto. Até lá, portanto, segue com sua pré-candidatura, direito assegurado pelo estatuto do PMN. Os próximos dez dias são dedicados a percorrer o Ceará.

Dois olhares

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado Federal, Eunício Oliveira (MDB), reagiram de forma distinta ao pedido de demissão do presidente da Petrobras, Pedro Parente, nesta sexta-feira. Enquanto Eunício comemorou, Maia lamentou e disse que a questão da redução dos preços dos combustíveis poderia ter sido resolvida "sem intervenção".

Às urnas

Eleitores de quatro municípios cearenses vão às urnas este domingo para elegerem seus prefeitos e vices, em eleições suplementares. Frecheirinha, Santana do Cariri, Tianguá e Umari tiveram os gestores eleitos em 2016 cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral. Os candidatos eleitos neste domingo terão mandato mais curto, de pouco mais de 2 anos e meio.

"Quando uma pessoa ou uma empresa gastam mais do que ganham, elas vão à falência. Quando um governo gasta mais do que ganha ele te manda a conta"

Ronald Reagan
Ex-presidente dos EUA

Tem mais...

No Dendê

Coube ao diretor institucional do Grupo Edson Queiroz, Ígor Queiroz Barroso, falar em nome da família de Dona Yolanda Queiroz na inauguração da UPA que leva seu nome, entregue ontem pela prefeito Roberto Claudio, que teve a parceria do governador Camilo Santana.

Doação

Terreno de 4 mil m² onde foi construída a UPA foi doado pela Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Mídia

Pré-candidatura do General Guilherme Theophilo ao Governo do Estado ganhou reportagem de seis páginas na revista Época. Como a coluna adiantou há um mês, o tucano faz parte de um grupo de 80 oficiais reformados que vão encarar as urnas. Vão aproveitar imagem de seriedade das Forças Armadas junto a parcela considerável da população.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.