coluna

Paulo Cesar Norões: Pressão à Suprema Corte

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 03.04.2018

Ex-Procurador-Geral da República Rodrigo Janot e o procurador da Lava-Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, estão entre os cinco mil integrantes da Justiça que assinaram pedido para que o Supremo Tribunal Federal mantenha a legalidade da prisão de condenados em segunda instância, conforme entendimento do próprio STF, que gerou jurisprudência, em 2016. O documento foi entregue ontem na Suprema Corte, dois dias antes do Pleno decidir se concede habeas corpus solicitado pela defesa do ex-presidente Lula, que está na iminência de ser preso após ter confirmada e ampliada no TRF4 a condenação por crime de corrupção. Ação dos magistrados e membros do Ministério Público revoltou o líder do PT na Câmara Federal, Paulo Pimenta (RS). "Torna-se grave pedir que a Constituição não seja cumprida", disse.

Pais & filhos

Image-0-Artigo-2382488-1

Seis jovens com pedigree político vão tentar vaga na Câmara Federal, este ano. Antônio José (foto)(Zezinho Albuquerque), Eduardo Bismarck (Bismarck Maia), Mosiah Torgan (Moroni), Pedro Augusto (Arnon Bezerra), Rafael Sá (Edson Sá) e Rodrigo Oliveira (Eunício). Filhos de políticos experientes, sabem que sobrenome até abre porta, mas sucesso na política é para quem tem luz própria. Não é jogo para amadores.

Patrocínio

Primeiro ato como presidente da Caixa Econômica de Nelson Souza, que é do Piauí mas tem residência em Fortaleza, foi assinar contrato de patrocínio do banco para os clubes Ceará e Fortaleza. Acordo esse intermediado pelo senador Eunício Oliveira, que confirmou ainda que a Caixa vai investir R$ 25 milhões no Centro de Formação Olímpica, ao lado do Castelão.

Gafe e risos

Talvez por ter ministros do STF ultimamente sempre na sua cola, presidente Michel Temer confundiu o cargo de Eunício Oliveira, ao saudá-lo na posse dos novos ministros, ontem. Chamou o senador cearense de presidente do Supremo. Ao perceber a gafe, Temer fez o auditório rir ao dizer que se confundiu porque tudo no País "começa no Legislativo", por isso Eunício poderia ser o "presidente do Supremo".

Filiação

Na qualidade de membro do Diretório do MDB no Ceará, ex-senador Mauro Benevides estará na nova sede do partido, em Brasília, na manhã de hoje. Vai prestigiar a filiação de Henrique Meirelles, que está deixando o Ministério da Fazenda na intenção de emplacar candidatura à presidência da República. Ou, quem sabe, a vice, se vingar a candidatura à reeleição de Temer.

Neotucanos

Confirmada a ida do vice-prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa para o PSDB, antecipada pela coluna quinta passada. Nesta quinta-feira, Pessoa e o prefeito Firmo Camurça, deputada estadual Fernanda Pessoa e outras lideranças. Ex-governador Lúcio Alcântara, que tinha dito que se afastaria da vida partidária, deve se filiar também. E, quem sabe, até vir a ser candidato.

"O Brasil se deu conta de que vivenciávamos uma corrupção sistêmica, endêmica, que não era produto de falhas pessoais, era um modo de conduzir o País"

Luís Roberto Barroso. Ministro do STF

Tem mais...

Dúvida. Prazo final para desincompatibilização terminando, Inácio Arruda ainda não confirmou se deixa a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado para se candidatar a deputado federal. Só tem até sexta-feira para se decidir.

Juizado. Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Gladyson Pontes, assinou ontem convênio para instalação do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) em campus universitário de Iguatu.

Escrituras. Deputado federal Genecias Noronha e a estadual Aderlânia, do Solidariedade, participaram da solenidade de entrega de títulos de propriedade de terra de 300 agricultores de Parambu. Evento organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará e Secretaria do Desenvolvimento Agrário, em parceria com o Incra.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.