Coluna

Paulo Cesar Norões: Por uma melhor imagem

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 06.03.2018

Há, e não é pouca gente, que considere a hipótese de uma candidatura de Michel Temer à reeleição como lunática. Afinal, soa inverossímil que um sujeito, cuja impopularidade há tempos beira à unanimidade, tenha a petulância de se colocar como candidato. Os últimos movimentos de Temer, no entanto, ajudam a reforçar a tese de reeleição. Primeiro ao deixar pra depois a polêmica Reforma da Previdência. Depois, ao chamar para o seu governo a responsabilidade de combater um dos maiores problemas brasileiros - a violência. E não para por aí. Temer quer que o ministro Omar Terra encontre uma forma de compensar os mais pobres, via Bolsa Família, pelo aumento do preço do gás de cozinha. Se vai servir para mudar sua imagem, só o tempo vai dizer. Mas, que o homem está tentando, está.

Empoderadas

Deputada estadual Aderlânia Noronha (SD) é autora do projeto de lei que institui, no calendário de eventos do Ceará, a campanha 'Mais Mulheres na Política'. "A presença reduzida ou mesmo a ausência feminina em cargos de gestão pública é uma ameaça à democracia", justifica. Para Aderlânia, a participação da mulher é imprescindível para melhorar a eficácia de políticas públicas.

Velhas práticas

João Doria Filho se apresentou ao eleitor paulistano como um gestor. Ideia era se distanciar da imagem desgastada dos políticos. Por vezes se trai. Pouco mais de um ano no cargo, deve renunciar à Prefeitura para ser candidato ao Governo. Não sem antes assinar decreto garantindo aos ex-prefeitos - por extensão para ele mesmo - um ano de segurança pessoal por parte da Polícia Militar.

Prêmio justo

Ex-governador Gonzaga Mota recebe, amanhã, a Medalha Almir Dutra, principal comenda de Maracanaú. Nada mais justo. Quando governador, em 1983, Gonzaga sancionou lei que transformou em município o então distrito de Maranguape. Anos antes, ainda no governo Virgílio Távora, ajudara a implantar o Distrito Industrial e a Ceasa, que impulsionaram o crescimento de Maracanaú.

Engajamento

Na palestra de ontem, na Fiec, comentarista político da GloboNews Gerson Camarotti destacou a importância do surgimento de espaços institucionais que legitimam a participação de novas correntes de pensamento na vida política brasileira. De fato, a política não se faz só nos partidos. É salutar que a sociedade se organize em grupos para debater, criticar e propor caminhos para o Brasil.

Pedalando

Depois de implantar, com sucesso, o Bicicletar para adultos e uma versão infantil, a Prefeitura de Fortaleza quer agora estimular o uso de bicicletas entre os funcionários públicos. A princípio serão 40 bicicletas distribuídas em estações localizadas em secretarias municipais. O lançamento do projeto será hoje de manhã, com pedalada de 1,5 km, da Setfor até o Paço Municipal.

"Para a maior parte da população, a questão da segurança está fora de controle. As pessoas estão em pânico"

Sen. Tasso Jereissati (PSDB), sobre debate proposto por ele, hoje, no plenário do Senado, sobre a crise da segurança pública no Brasil.

Tem mais...

Governo Federal autorizou liberação de recursos para a compra de equipamentos e material permanente para a Secretaria de Saúde de Apuiarés.

Recursos provenientes de emendas parlamentares do deputado federal Danilo Forte (DEM). Mais de R$ 249 mil. Dentre vários equipamentos, uma ambulância tipo A.

Presidente do Instituto Vida Cidadã, Tadeu Oliveira, é o mais novo filiado do PPS. Tadeu entrou na política para, segundo ele, "potencializar ainda mais essa transformação da sociedade".

Empresário Yuri Torquato toma posse, hoje, como coordenador geral da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza, às 19h30, na Fiec.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.