coluna

Paulo Cesar Norões: Política do faz de conta

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 12.03.2018

Consta que o PT não gostou nem um pouco do ex-prefeito de Sobral Veveu Arruda declarar, em rede social, apoio e voto no presidenciável do PDT, Ciro Gomes. Nota assinada pelo presidente De Assis Diniz, do PT do Ceará, diz que o ato de Veveu contraria deliberação do partido e é passível de desfiliação. Como se a preferência do marido da vice-governadora Isolda Cela não fosse do conhecimento de toda a população. Agora, pelo histórico recente do PT, o problema não é ele votar em Ciro, e sim publicizar essa preferência. Talvez o correto teria sido fazer como fez o governador Camilo Santana, que apoiou veladamente a reeleição de Roberto Cláudio, em 2016, já que o PT tinha uma candidata, a ex-prefeita Luizianne Lins. Apoio declarado só no 2º turno, quando Lins saiu do páreo. Nesse caso, o faz de conta foi a melhor opção.

Chegou perto

Image-0-Artigo-2373449-1

Mais uma chacina, agora não mais na periferia, mas em área nobre de Fortaleza. Para quem achava que era problema isolado, restrito às áreas mais pobres da cidade, essa chacina multiplica a sensação de insegurança, deixa o cidadão com medo até da própria sombra. Governador Camilo Santana tem uma bomba nas mãos. O desafio é desarmá-la o quanto antes. Do contrário, o risco é ela explodir no seu colo. Aí o estrago é grande.

Resposta urgente

Fato que o governo Camilo tem investido pesado em segurança. Inclusive com ações paralelas preventivas - escola integral e outras iniciativas na Educação, por exemplo -, igualmente fundamentais. Problema é que estas só apresentarão resultados no médio e longo prazos. A recorrência de tragédias como a da última sexta, porém, coloca o governo nas cordas. O povo quer uma resposta urgente.

De perto

Não à toa, Camilo caiu em campo para acompanhar de perto a investigação do crime do Benfica. Ao fazê-lo, sinaliza à população que não está insensível ao problema. Postura semelhante teve o prefeito Roberto Cláudio, que cancelou viagem aos Estados Unidos, onde faria curso sobre primeira infância na Universidade de Harvard, para pessoalmente engajar a Prefeitura nos esforços de segurança do Estado.

Reconhecimento

Como nem tudo é má notícia, o governo Camilo comemorou reportagem do jornal Estado de São Paulo, que destacou os bons resultados do Ceará na Educação , atribuindo-os, em boa medida, ao primeiro lugar no Ranking de Competitividade dos Estados de 2017, do Centro de Liderança Pública (CLP), nos quesitos "solidez fiscal" e "capacidade de investimento".

Na disputa

Na Fiec, há dez dias, empresário Flávio Rocha desconversou sobre se candidatar à Presidência da República. Entretanto, em evento com dez mil pessoas, sábado, em Seridó, no Rio Grande do Norte, o criador do Movimento Brasil 200 admitiu pela primeira vez publicamente que pode ser candidato: "Se houver musculatura e viabilidade em torno do meu nome, estou pronto para servir".

"Se o Bernardinho for candidato a governador, saio com as meninas do Rio. E não descarto deixar o Brasil"

Fernanda Venturini, ex-atleta de vôlei, sobre a possibilidade de o marido ser o candidato do partido Novo ao Governo do Rio de Janeiro. Bernardinho foi campeão olímpico treinando as seleções masculina e feminina de vôlei

Tem mais...

Senador Eunício Oliveira (MDB), assinou última sexta-feira a aplicação de recursos no valor R$ 62 milhões para os municípios de Piquet Carneiro, Catarina e Mombaça.

Recursos que deixaram felicíssimos prefeitos, parlamentares e lideranças comunitárias, além, claro, da população das cidades beneficiadas, que fizeram festa para receber o senador emedebista.

Prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PMB), recebe hoje, 19hs, na Câmara Municipal de Fortaleza, o título de cidadão fortalezense, iniciativa do vereador Marcelo Lemos.

Intensidade na participação nos debates sobre segurança cria expectativa de investida eleitoral dos causídicos Cândido Albuquerque e Leandro Vasques, este ano. A confirmar.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.