coluna

Paulo Cesar Norões: Pela retomada das obras

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 10.03.2018

Presidida pelo deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), a Comissão Externa em Brasília que monitora o projeto da Ferrovia Transnordestina aprovou requerimentos de audiências públicas para discutir, com órgãos federais, o futuro do empreendimento. A obra já consumiu mais de R$ 6 bilhões e deveria ligar os estados do Piauí aos portos do Pecém (CE) e Suape (PE). Em meio a indefinições, o consórcio Valec trava batalha com o TCU. Em 2017, a Corte recomendou medidas contra a Ferrovia, como o veto à injeção de mais dinheiro público. Mas, recentemente o ministro Bruno Dantas reviu a decisão do próprio TCU. "Assim, as negociações com investidores poderão continuar e avançar para que as obras continuem", disse o parlamentar. A comissão deverá se reunir com todos os interessados.

Ministro?

Image-0-Artigo-2372498-1

Mauro Filho, ao longo das últimas décadas, se elegeu várias vezes deputado estadual e, na maioria delas, se licenciou para ocupar secretarias de Estado. Este ano, o secretário da Fazenda será candidato a deputado federal. Se eleito, poderá mais uma vez se afastar do Parlamento para servir ao governo. Dessa vez o de Ciro Gomes, caso este se eleja presidente da República. Maurinho é apontado como futuro ministro da Fazenda.

Continuidade

Taí algo digno de aplauso um governante dar sequência à obra do antecessor. O Vila do Mar foi projetado e teve a primeira etapa realizada pela gestão Luizianne Lins. É um baita projeto de requalificação, que Roberto Cláudio segue dando continuidade. Hoje, ele assina a ordem de serviço para o início da 2ª etapa. De quebra, entregará 150 regularizações de imóveis de famílias residentes na região.

Proximidade

O próprio presidente Michel Temer, com um sorriso estampado no rosto, foi quem colocou a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo no pescoço do governador Camilo Santana. Mais do que qualquer tipo de sinalização de acordo político, é sinal de convivência republicana. Democracia se faz com embates ideológicos, mas também com respeito recíproco.

Mundo moderno

A diversidade chegou à cúpula do PSB. Pela primeira vez uma transexual faz parte da Executiva Nacional do partido. A primazia coube a Tathiane Araújo, membro do Conselho Nacional de Combate à Discriminação LGBT, órgão da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e presidente da Rede Trans, ONG que representa pessoas travestis, transexuais e homens trans do Brasil.

3º lugar

Juízes do Tribunal de Justiça do Ceará fizeram 336 sessões de julgamento durante o Mês Nacional do Júri (novembro de 2017). Entre 27 tribunais, o TJCE ficou atrás só de São Paulo (586) e Pernambuco (371). Dados do Conselho Nacional de Justiça. CNJ idealizou o Mês do Júri para intensificar os julgamentos dos crimes dolosos contra a vida. Em 2017, ocorreram 4.112 sessões em todo o Brasil.

"É para cada um de vocês, que têm transformado a Educação do nosso Estado, na melhor do Brasil"

Gov. Camilo Santana, dividindo com alunos, professores, diretores e colaboradores das escolas públicas do Ceará, a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, maior comenda da Educação brasileira. Camilo citou ainda o ex-governador Cid Gomes, a vice-governadora Izolda Cela e o secretário Idilvan Alencar.

Tem mais...

Confirmado. Palestra do presidenciável do Podemos, senador Álvaro Dias, será no dia 21 de março, na Fiec. Palestra, seguida de debate, terá como tema "Reconstrução da República na perspectiva do exemplo paranaense".

Homenagem. Próxima terça-feira, dia 13, às 18 horas, no Plenário 13 de Maio, deputado Bruno Pedrosa, ouvidor da Assembleia Legislativa, preside sessão solene em homenagem ao Dia do Ouvidor, comemorado em 16 de março.

Posse. Nesta segunda-feira (12), será realizada no Fórum Doutor José Saboya de Albuquerque a solenidade de posse da nova diretora do Foro da Comarca de Sobral, juíza Janayna Marques de Oliveira e Silva.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.