Coluna

Paulo César Norões: O risco da radicalização

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 26.05.2018

Com tudo o que vem acontecendo nos últimos dias, sensação que se tem é que estamos vivendo definitivamente a República do caos. Já há alguns anos a crise de autoridade tem se agravado de maneira tal que ninguém respeita mais nada nem ninguém. É filho desacatando pai, aluno batendo em professor, bandido encarando Polícia e é governo e lideranças políticas que não se fazem respeitar. Não há dúvida de que esse estado de coisas é combustível para os que acham que só a força resolve e ficam a clamar por intervenção militar. Democracia é um bem precioso que custou a ser conquistado. É bom que aqueles que, como Churchill, creem ser "a pior forma de governo, salvo todas as demais que têm sido experimentadas de tempos em tempos", saiam em sua defesa. A omissão abre espaço para a radicalização.

Coerente

Deputado estadual Heitor Férrer permanecerá na oposição e descarta apoio à reeleição do governador Camilo Santana e a qualquer candidatura dos irmãos Ferreira Gomes ou seus candidatos. Para tanto, ganhou carta branca do presidente do Solidariedade, deputado federal Genecias Noronha. Curioso é que é a segunda vez que Férrer muda de partido para se manter na oposição e o novo partido adere ao governo.

Voto em trânsito

Deputado federal Cabo Sabino (Avante) solicitou ao TRE o cumprimento de determinação do ministro Luís Fux, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, que garante aos profissionais da segurança pública que estejam trabalhando em regiões diferentes dos seus locais de votação, o voto em seção diferente da sua. Desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira garantiu que vai atender.

Recíproca

Prefeito Roberto Cláudio esteve recentemente em Estocolmo, onde firmou parcerias para projetos de inclusão social em Fortaleza. Quinta, o prefeito recebeu, no Paço Municipal, o embaixador sueco no Brasil, Per-Arne Hjelmborn. Durante a reunião, foram continuadas discussões que visam à troca de experiências na perspectiva da sustentabilidade e da proteção social.

Alíquota alta

Convenções partidárias para definir candidaturas só acontecem no fim de julho. Mas as campanhas já estão no mundo. Ninguém perde a chance de se posicionar. General Guilherme Theophilo, por exemplo, aproveitou o movimento dos caminhoneiros para lembrar, em tom de crítica, que 29% do preço da gasolina no Ceará vão para os cofres do Governo do Estado, por conta do ICMS.

Pau da Bandeira

General Guilherme e o senador Tasso Jereissati cumprem agenda neste final de semana no Cariri. Em sua primeira agenda de pré-campanha no Interior, o general participará de um encontro com lideranças políticas da região, neste sábado, em Barbalha. No domingo, ambos participam de missa na Igreja Matriz e, em seguida, da abertura dos festejos de Santo Antônio, a festa do Pau da Bandeira.

"Não podemos cair na esparrela de cobrir um santo e descobrir outro"

Danilo Forte, deputado federal (PSDB), ao criticar opção do Governo de acabar a Cide para resolver o problema da alta de combustíveis, lembrando que "esta representa apenas 0,05 centavos do preço do litro do diesel".

Tem mais...

Caatinga... Abertas as inscrições para a II Conferência da Caatinga, que este ano tem como tema "Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade".

...Em debate Evento acontecerá de 19 a 21 de junho, no Auditório Murilo Aguiar e demais dependências da Assembleia Legislativa e reunirá representantes de todos os Estados do Nordeste.

Como fazer Participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas até o dia 14 de junho, através de link específico na página da Assembleia Legislativa, na internet.

No cargo Com o presidente Beto Studart afastado para tratamento de saúde, vice Alexandre Pereira assumiu o comando da Fiec.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.