Coluna

Paulo Cesar Norões: O Nego da Paraíba

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

00:00 · 17.03.2017

Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), deixou Michel Temer numa saia justa. Na última sexta-feira, durante a solenidade da chegada das águas do Rio São Francisco no município paraibano de Monteiro, ele elogiou Ciro Gomes, Lula e Dilma na frente do presidente da República. O caso lembra o "Nego" do então governador João Pessoa, que negou o apoio da Paraíba à chapa apoiada pelo presidente da República, Washington Luís. João Pessoa saiu candidato a vice de Getúlio Vargas e foi assassinado no Recife durante a campanha, crime que culminou com a revolução de 1930. No próximo domingo haverá em Monteiro uma "inauguração popular" da transposição de águas com a presença de Lula e Coutinho. Hoje, o "Nego" é a única palavra da bandeira do Estado do Paraíba.

Mais infância

Primeira-dama Onélia Santana quer gestores com olhar especial para a infância. E vai chamar prefeitos, primeiras-damas e secretários de Educação, Saúde e Assistência Social, para conhecerem experiências no Chile e Peru. Ouvirão especialistas das universidades de Harvard e Rice, dos EUA, de São Paulo (USP), de Brasília (UNB), do Ceará (UFC), e instituições ligadas à infância. No Centro de Eventos, dias 30 e 31/03.

Gol da Alemanha

Repercutiu bem nos meios políticos e em setores da iniciativa privada o arremate, pela alemã Fraport, do Aeroporto Pinto Martins. Empresa com know how, referência na área, que administra o Aeroporto de Frankfurt, o mais movimentado da Europa. Com a definição, crescem as esperanças de que o tão falado - e sonhado! - hub da Latam finalmente venha para Fortaleza. Amém!

Asfalto Ecológico

Deputado Cabo Sabino (PR) quer que o asfalto brasileiro seja produzido com borracha de pneus velhos. Além de mais barato, aumentaria a durabilidade do pavimento em 40%, com redução da degradação ambiental. Projeto de Lei do deputado cearense propõe ainda que o uso desse 'asfalto ecológico' seja critério de preferência e desempate nos editais de licitação para contratação do serviço.

Cobrança

Presidente estadual do PSDC, deputado Ely Aguiar, participou de encontro nordestino do partido, em São Luís. Decidiu-se que os filiados no exercício do mandato terão que atualizar a contribuição partidária. Há jurisprudência do TSE de que o inadimplente poderá ser punido até com a perda do mandato. O partido cobra apenas 10% do subsídio, enquanto há agremiação que cobra até 30%.

Pensão

Fairte Nassar Tebet recebe pensão de R$ 31 mil do Estado do Mato Grosso do Sul porque o marido, ex-senador Ramez Tebet, foi governador por 10 meses - entre 1986 e 1987. Ela é mãe da senadora Simone Tebet (PMDB), que vai votar a Reforma da Previdência. Também são beneficiadas com semelhante pensão as viúvas dos ex-governadores Pedro Pedrossian e Marcelo Miranda Soares.

"Reconquistamos credibilidade no cenário internacional"
Presidente Michel Temer, comemorando o leilão dos aeroportos de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre. Os quatro aeroportos foram arrematados por empresas europeias.

Tem mais...

"Falácia" sobre o déficit da Previdência é pauta do encontro promovido pelo deputado estadual Renato Roseno (PSOL) e a Frente Cearense em Defesa da Seguridade Social. Hoje à tarde, na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace).

Senador Tasso Jereissati, o empresário Beto Studart e a desembargadora Iracema do Vale, além dos empresários Rafael Leal e Renato Massari, serão os homenageados deste ano com o Troféu Setcarce.

Mauro Benevides publicou livro sobre sua atuação na Câmara Federal. "Retorno à Tribuna Parlamentar" reúne os discursos do ex-senador na atual legislatura.

Será hoje a posse popular da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Fortaleza. À frente a vereadora Larissa Gaspar.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.