Coluna

Paulo Cesar Norões: O desafio das 'fake news'

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 13.01.2018

Extremamente salutar a intenção do Tribunal Superior Eleitoral de combater e punir os responsáveis pelas chamadas 'Fake News' (notícias falsas, em inglês), durante o período eleitoral. Mas, como diz o ditado, "querer é uma coisa, fazer é outra bem diferente". O universo virtual é vasto e tentar controlar o que as pessoas postam não é um trabalho fácil. O que pode fazer a diferença é a determinação do próprio presidente do TSE. Ministro Luiz Fux, que assume no dia 6 de fevereiro, coloca o tema como prioridade: "Tem de haver um mecanismo de obstrução às 'fake news' para que elas não sejam capazes de influir no resultado da eleição", diz Fux, sem querer antecipar qualquer medida. Que ele encontre essa solução, pois a praga das 'Fake News' atrapalha e muito o processo eleitoral. Últimas eleições que o digam.

Mofando

Novo valor da tarifa do transporte coletivo em Fortaleza deve ser anunciado nos próximos dias. Algo que afeta o bolso e provoca dúvidas no cidadão. Um mecanismo pensado pela vereadora Larissa Gaspar (PPL) poderia ajudar no debate. Ano passado ela propôs realização de audiência pública como procedimento prévio à revisão tarifária. Até hoje o projeto não foi sequer apreciado nas comissões.

Caju

Deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB) aproveitou entrevista à Rádio Câmara Federal para cobrar a oficialização do Funcaju, o fundo que tem o objetivo de fortalecer a cajucultura. O Funcaju foi criado há quase cinco anos, pelo Congresso Nacional, com o objetivo de gerar emprego e renda nos estados produtores de caju do Nordeste, especialmente o Ceará.

Vai ou não vai?

Cid Gomes tem se esquivado de uma definição sobre candidatura, este ano. Depois de afirmar que seria candidato a senador, Cid recuou e passou a dizer que não estava nada definido e poderia até nem disputar nenhum cargo, focando totalmente na campanha do irmão Ciro à presidência. Cid estará neste domingo em Cruz, onde recebe título de cidadania, junto com deputado Manoel Duca.

Mutirão

Movimento social Desperta Já, vai realizar nos próximos dias 14 e 21 de janeiro, na Praia do Futuro e Lagoa da Parangaba, respectivamente, um Mutirão de Limpeza. A iniciativa visa atentar para os cuidados que todos devem ter com o meio em que vivem, promovendo uma ação de coleta de resíduos. O evento acontece simultaneamente em diversas capitais.

Adequações

Nova Organização Judiciária do Ceará entrará em vigor no próximo dia 15. Até lá, o Tribunal de Justiça tem que providenciar as adequações necessárias, inclusive na estrutura física dos prédios da Justiça. A previsão é de que quinze comarcas sejam impactadas com reformas e redimensionamento de espaços em fóruns e antigas residências oficiais de magistrados.

"Quase um milhão de pessoas já são beneficiadas pelas águas do Velho Chico. Aplicamos mais de 800 milhões de reais"

Presidente Michel Temer, sobre as obras de transposição do Rio São Francisco. Que ele aproveite e exija agilidade das construtoras para terminarem o trecho final do Ceará.

Tem mais...

Primeira reunião do novo conselheiro da Arce, advogado João Gabriel Laprovítera Rocha, teve tema relevante. O sistema de esgotamento sanitário de Jericoacoara, algo que Estado e Prefeitura têm que resolver para ontem.

Assim como o Centro Cultural da Unifor e o Museu da Fotografia, o Iate Clube passa a ser reconhecido pela Prefeitura como patrimônio turístico de Fortaleza. Ato oficial será neste sábado, ao pôr do sol, quando o pianista Felipe Adjafre tocará de dentro de um veleiro.

Deputado estadual Bruno Pedrosa (PP) esteve no Cariri. Aproveitou para ir ao monumento de Nossa Senhora de Fátima, no Crato, e à estátua de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Além de visitar alguns bairros dos municípios ouvindo demandas da população e encontrando lideranças.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.