COLUNA

Paulo Cesar Norões: Nunca antes na história

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 06.04.2018

O que muitos torciam, mas poucos achavam que fosse de fato acontecer, está decidido. Sergio Moro intimou Lula a se entregar e começar a cumprir pena imputada a ele por crime de corrupção. Medida que se esperava só para a próxima semana, após o julgamento dos tais embargos dos embargos declaratórios no TRF4. O PT, que planejava atos com a participação de Lula, onde ele reforçaria o discurso de perseguição política para impedir sua candidatura, terá que rever a estratégia. Uma coisa é certa: o partido vai insistir no registro da candidatura do ex-presidente, mesmo sabendo que ela deverá ser barrada pelo TSE, por conta da Lei de Ficha Limpa. Mas isso o Tribunal só decide em setembro. Até lá, caso não haja nova reviravolta no STF, teremos o inédito caso de um candidato a presidente fazendo campanha detrás das grades.

Reforço

Image-0-Artigo-2384065-1

Gorete Pereira conseguiu atrair para o Partido da República parlamentares da ativa. Deputada estadual Dra. Silvana e o deputado federal Vicente Arruda vão tentar a reeleição pelo PR. Uma tentativa de compensar o esvaziamento que o partido sofreu com saída de Roberto Pessoa e seu grupo, além dos deputados Cabo Sabino (federal) e Capitão Wagner (estadual), este, com 194 mil votos, o mais votado em 2014.

Atualíssimo

Em agosto de 2017, deputado Cabo Sabino lamentava, em entrevista, que a oposição, da qual fazia parte, estava atrasada, ainda não tinha um nome para enfrentar Camilo Santana, o que favorecia a reeleição do governador. Se estava atrasada ali, imagine agora. Oito meses depois, a análise continua atual. Pior, diz o Cabo, "a oposição fez foi encolher, com a saída do grupo de Eunício Oliveira".

Filiações

Confirmando previsões, deputado estadual Tin Gomes troca o PHS pelo PDT. Com ele, o também deputado Audic Mota, que finalmente deixou o MDB para integrar o principal partido da base do governador. PDT aproveita evento de filiação de Tin e Audic, início da tarde de hoje, na Assembleia Legislativa, para filiar dezenas de lideranças da Capital e do Interior.

Satisfeito

Deputado estadual (licenciado) Renato Roseno ficou bastante satisfeito com a repercussão da vinda do presidenciável psolista, Guilherme Boulos. Roseno ressaltou a recepção ao líder nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) - que inclusive recebeu título de cidadão de Fortaleza, iniciativa da vereadora Larissa Gaspar -, que serviu para animar a militância do partido.

Café-debate

Próxima sexta-feira, o Lide Ceará traz a Fortaleza um dos mais brilhantes economistas do País. Marcos Troyjo é economista e cientista social, membro do Conselho Consultivo do Fórum Econômico Mundial, Diretor do BRIClab da Universidade de Columbia e colunista da Folha. Ele vai participar de café da manhã com empresários e falar de economia e oportunidades que podem surgir.

"O momento dificílimo pelo qual passa o Brasil não será resolvido com demonstrações de intolerância, ódio e perseguição. A Lula, toda minha solidariedade"

Camilo Santana. Governador do Ceará

Tem mais...

Tudo... Régis Medeiros foi exonerado pelo governador Camilo Santana do cargo de secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico.

...Em casa Medeiros vai substituir Alexandre Pereira, que se desincompatibiliza do cargo de secretário de Turismo de Fortaleza. Em tempo: Régis é o vice de Alexandre, no PPS.

Livro. "Parsifal: um intelectual na política", do professor Luís-Sergio Santos (UFC), será lançado em Fortaleza no dia 15/5. Selo da Editora Escrituras e do Instituto Myra Eliane.

Lacuna. A biografia preenche uma lacuna na historiografia cearense. Governador e ministro de JK, Parsifal Barroso foi o marcante político que costurou a coligação "União pelo Ceará" que elegeu Virgílio Távora governador, em 1962.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.