coluna

Paulo César Norões: números favoráveis

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 29.08.2018

Juntos, Icapuí, Crato, Caucaia, Quixeré e Aquiraz exportaram no primeiro semestre deste ano U$ 87 milhões (R$ 359 milhões, no câmbio desta terça-feira, 28). Um aumento de 50% em relação aos seis primeiros meses do ano passado. Estes municípios são campeões cearenses na produção e na exportação de frutas (principalmente, melão, melancia e mamão), crustáceos, peixes congelados, mel, castanhas de caju, máquinas e material de construção. A observação foi feita pelo deputado Sérgio Aguiar (PDT) na sessão de ontem da Assembleia Legislativa. Para o parlamentar pedetista, "isto prova que o Ceará tem, sim, potencial econômico e que foi um acerto os investimentos feitos tanto no Porto do Pecém como no do Mucuripe e o incentivo do Estado aos produtores rurais".

Pesos pesados

Image-0-Artigo-2446114-1

Há pelo menos dois candidatos a deputado estadual com potencial para serem os mais votados de Fortaleza. Ambos, por sinal, apoiados pelo prefeito Roberto Cláudio e com as bênçãos de Cid e Ciro Gomes e Camilo Santana. Salmito Filho já havia feito uma festa de arromba na inauguração de seu comitê, último sábado. Anteontem foi a vez de Queiroz Filho (foto), que recebeu mais de 3 mil pessoas no seu comitê.

Bom de voto

Vitor Valim é a aposta do Pros para puxar uma boa votação de deputado estadual em Fortaleza. Em 2014, o hoje deputado federal teve 92 mil votos. Disputa numa faixa de candidatos cuja visibilidade foi alcançada através de programas policiais de TV, a exemplo de Ferreira Aguiar (PDT) e Ely Aguiar (DC), que fazem parte da chamada 'Bancada da Bala' da Assembleia.

Voto nordestino

Ibope divulgou pesquisa presidencial apenas sobre o Nordeste. Marina (Rede) surpreende e lidera na Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Maranhão. Ciro Gomes (PDT), no Ceará e Piauí, e Jair Bolsonaro (PSL) no Rio Grande do Norte. Todas as cartilhas estão sem Lula. Fernando Haddad (PT) aparece em posições preocupantes. O Instituto só não divulgou os números da Paraíba.

Agenda tucana

Deputado federal Danilo Forte (PSDB) foi quem montou a agenda de Geraldo Alckmin no Ceará, que inclui, sexta à tarde, visita a Maria da Penha, que inspirou a lei que leva seu nome, e presença em Fórum na Fiec. No sábado, o presidenciável tucano terá encontros em Horizonte e Caucaia, com presença do candidato ao Governo General Theophilo e do senador Tasso Jereissati.

Tecnologia

Como o próprio nome diz, o Novo é ainda um partido em formação, com pouco tempo na TV e com seu presidenciável João Amoêdo - está hoje em Fortaleza - sem espaço nos debates de TV. Para atrair o engajamento popular, foi lançado o NOVOmob, aplicativo que recebe dicas do eleitor para mudar o Brasil e conteúdos exclusivos e ferramentas para divulgar princípios e valores do partido.

"Não entendo como um candidato faz campanha denegrindo a imagem dos políticos, que já está no ralo"

Luciram Girão (PDT), vereador de Fortaleza. Para o edil, falta ética e coleguismo a esse tipo de candidato, inclusive colegas vereadores que "mal pisam na Câmara", disse.

Tem mais...

Prestígio Está na agenda do governador Camilo Santana a inauguração, hoje à noite, do comitê eleitoral do delegado Diego Barreto, candidato a deputado estadual pelo PTB, na Aldeota, em Fortaleza.

Apoio Quem também inaugura comitê, só que amanhã, no Benfica, é Preto Zezé (PCdoB), candidato a deputado estadual. Ex-presidente da Central Única das Favelas tem apoios importantes, inclusive de artistas. Caetano Veloso, por exemplo, está pedindo votos para ele nas redes sociais.

Novidade A sucessão da OAB-CE esquenta com a entrada, no páreo, de uma mulher. Roberta Vasques aceitou o desafio e vai disputar a cadeira hoje ocupada pelo presidente Marcelo Mota. O lançamento do movimento de apoio à sua candidatura será hoje à noite, 19h, na Torre Del Paseo.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.