coluna

Paulo Cesar Norões: Números e considerações

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 02.02.2018

Todo mundo sabe, mas é sempre bom lembrar: pesquisa retrata momento. Não há garantia de que números de hoje continuem valendo para a próxima semana, que dirá daqui a nove meses. Daí a cautela que se deve ter ao analisar os números que brotam de pesquisas como a da Datafolha, divulgada esta semana. Até porque esses números sugerem várias leituras. Políticos, por exemplo, alardeiam os resultados que lhes convêm. Isso para o público externo. Internamente, a análise é mais profunda, são levados em conta outros aspectos. Vejam o caso de Lula. Aliados comemoram o fato dele manter as intenções de voto, mesmo após o julgamento do TRF4. Por outro lado, a capacidade de transferir votos, segundo a pesquisa, é baixa. O que se torna preocupante em um mais que provável cenário de inelegibilidade.

Segurança

Image-0-Artigo-2357705-1

Abertura dos trabalhos na Câmara de Fortaleza marcou a inauguração do novo sistema de segurança eletrônica da Casa. Quem entra é cadastrado. A galeria, agora envidraçada, evita invasões do Plenário como a ocorrida no ano passado. Mesmo assim, deu para Roberto Cláudio ouvir os protestos de servidores. Prefeito tirou de letra. Saudou os manifestantes e prometeu recebê-los à tarde, no Paço. Foi aplaudido.

Protesto

Na abertura dos trabalhos da Câmara de Fortaleza, os vereadores Acrísio Sena e Guilherme Sampaio, do PT, e Eliana Gomes, do PCdoB, abriram cartaz no plenário protestando contra a condenação de Lula, com os dizeres: "Eleição sem Lula é fraude". "Projeto do PT é ter Lula como candidato. E lutaremos por isso até as últimas consequências", afirmou Acrísio, presidente municipal da sigla.

Inusitado

Enquanto tem partido que existe só para dar, aos seus dirigentes, acesso ao Fundo Partidário, tem um na Justiça tentando um meio de devolver cerca de R$ 3,5 milhões, valor relativo aos repasses da União desde setembro de 2015, quando ganhou registro no TSE. O ideal do Partido Novo é sobreviver da doação dos filiados. Hoje são 27 mil, que contribuem com valores a partir de R$ 28 mensais.

Novo Código

Comissão especial da Câmara dos Deputados quer a votação do novo Código de Processo Penal ainda neste semestre. O texto em análise surgiu de uma comissão de juristas e já foi aprovado no Senado. Na Câmara, a proposta tramita em conjunto com outros 242 projetos de lei que tentam atualizar o atual código, de 1941, que está defasado e contribui para a onda de impunidade no Brasil.

Senador

Atendendo a pedido da presidente do STF, Cármen Lúcia, ex-senador Mauro Benevides vai levar aos presidentes Rodrigo Maia e Eunício Oliveira pedido para que a Câmara e o Senado montem uma força-tarefa para dar eficácia aos dispositivos da Constituição que ainda não foram regulamentados. Mauro era o vice-presidente da Constituinte, que completa 30 anos, em 2018.

"Não podemos continuar com essa máxima de que a Polícia prende e a Justiça solta"

Dep. Danilo forte (DEM), presidente da Comissão Especial que discute o novo Código de Processo Penal, na Câmara Federal. Para o parlamentar cearense, o novo código é uma necessidade urgente para fazer frente à crise de segurança pública no País.

Tem mais...

Camilo Santana vai estar logo mais na Assembleia, na reabertura dos trabalhos do Legislativo Estadual. Como reza a tradição, chefe do Executivo fará a leitura da mensagem governamental, com as prioridades para 2018 e o balanço das ações realizadas em 2017.

Deputado Fernando Hugo (PP) e vereador Renan Colares (PDT) comemoram a implantação de 3 Unisegs na grande Messejana, bem como a implantação de um Núcleo da Paz dentro do Curió. Pai e filho trabalharam juntos para isso.

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) oficializou a conversão de quatro propriedades privadas em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Dentre elas o Sítio Lagoa, que fica no município de Guaramiranga.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.