coluna

Paulo Cesar Norões: novo órgão da segurança

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 21.06.2018

Começa a tramitar na Assembleia Legislativa a mensagem do Governo do Estado que cria o gigante Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), órgão que vai gerenciar o setor de inteligência do Estado e onde ficarão instaladas doze delegacias regionais de proteção à pessoa. Para viabilizar os serviços, serão criados 51 funções e 10 cargos comissionados. Segundo o projeto, não poderão ser aproveitados no DHPP servidores que tenham sido condenados por crime contra a administração pública - algo que, aliás, deveria ser regra em todos os órgãos governamentais. Segundo análise do deputado Sérgio Aguiar (PDT), "este Departamento vai dar maior tranquilidade às ações policiais e colaborar com a melhoria da segurança pública no Ceará". Que seja. Essa certamente é também a esperança da população.

Sem problema

Em Brasília, última terça-feira, cruzei com o senador Tasso Jereissati no Salão Azul, a área de trânsito dos senadores ao plenário do Senado. Perguntei-lhe sobre o impacto da saída de Maia Junior do PSDB. "O Maia não estava confortável, ouvia piadinhas aqui e acolá, de gente de dentro do Governo. Resolveu se afastar e evitar constrangimentos, ainda mais com o período eleitoral. Normal, depois volta", respondeu o senador.

Correndo

Neófito na política, o general Theophilo corre contra o tempo para ter o nome massificado o mais rápido possível. Hoje, 19h, no auditório do Shopping Del Paseo, o pré-candidato do PSDB ao governo expõe suas ideias sobre a gestão estadual. A organização do bate-papo é do seu colega de Colégio Militar de Fortaleza, deputado federal Raimundo Gomes de Matos, e do vereador Plácido Filho.

Meu Padim

Deputado Ely Aguiar apresentou na AL o Diário Oficial da União com a lei 10.596, de 11.12.2002, que batiza o Castanhão de "Açude Padre Cícero". Agora ou revoga a lei ou se sugere outra forma de homenagear, com justiça, Paes de Andrade. Então senador Lúcio Alcântara foi o autor do projeto. Senado batizou ainda o Porto do Pecém de "Complexo Industrial Portuário Mário Covas".

Guarde os nomes

PCdoB está disposto a disputar só a eleição proporcional deste ano. Dirigentes creem que elegem três deputados estaduais para, assim, aumentar a bancada em 50%. Como nomes viáveis os comunistas elencam Augusta Brito, Carlos Felipe, George Valentin, Evaldo Lima, Alexandre Coelho, Preto Zezé, Rachel Andrade, Germana Amaral, Ana Angélica, entre outros.

CCJ aprova

Comissão de Constituição e Justiça aprovou, ontem, três das dez emendas apresentadas pelo senador José Pimentel (PT) ao projeto de lei que estabelece novas regras para os contratos de gestão do poder público com organizações sociais. Uma delas cria critérios de vedação para a assinatura de contratos. As sete emendas rejeitadas tornavam mais rigorosas as regras para esses contratos.

"Nós não temos esse poder de acabar com a Lava-Jato"
 DEP. José Guimarães (PT), líder da oposição na Câmara Federal, sobre a CPI da Lava-Jato, que deputados do PT, PDT, PCdoB e PSB propõem não pretende pôr fim à operação, apenas investigar escritório de advocacia que estaria vendendo delações premiadas. Guimarães criticou deputados que retiraram o apoio à CPI pela repercussão negativa. "Pega mal. Quando eu boto minha assinatura, é a minha palavra, minha honra que está ali", disse.

Tem mais...
 
Encontro "Ética no Serviço Público" foi o tema do Fórum Permanente de Controle Interno, da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado. 167 gestores públicos e membros das Comissões Setoriais de Ética do Estado, participaram dos debates.

Iracema's Day Prefeito Roberto Cláudio sancionou projeto do vereador Renan Colares (PDT), que estabelece o dia 7 de Maio como o Dia da Praia de Iracema.

Julgamento Segunda turma do STF marcou para a próxima terça-feira se solta ou não Lula. Advogados baseiam a defesa em três jurisprudências: Não é uma ameaça à sociedade, não ameaçou fugir do País e tem bom comportamento prisional. É a mesma turma que absolveu a senadora Gleisi Hoffman da acusação de improbidade.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.