Coluna

Paulo Cesar Norões: Multa contra assédio

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 15.11.2017

Aquelas piadinhas infames que alguns homens gostam de dizer para mulheres, que muitas vezes nem conhecem, agora podem vir a custar caro. Literalmente. Câmara de Fortaleza aprovou projeto de lei do vereador Célio Studart (SD), que pune com multa de até R$ 2 mil quem ofender a honra, assediar, intimidar, constranger, consternar, hostilizar com palavras, gestos ou comportamentos, afetando a dignidade, liberdade de livre circulação, integridade e honra de mulher. A punição também se estende para "gestos obscenos e insinuações de atos de natureza sexual. Ok, no papel está tudo muito bonito. Resta saber se a Guarda Municipal, a quem caberá registrar a ocorrência e aplicar as sanções aos infratores, terá condição de fazer seu papel. A princípio, não parece uma tarefa fácil.

Alianças

Gleisi Hoffmann diz que o PT não quer aliança com partido que não seja de centro-esquerda, para 2018. PMDB, então, nem pensar. Mas, como toda regra, essa também tem exceção. Gleisi admite alianças locais no Paraná e Tocantins, onde o PMDB é comandado por Roberto Requião e Kátia Freitas, respectivamente. Sobre a aproximação entre Camilo Santana e Eunício Oliveira, desconversou. É problema do governador.

Abrigo

Prefeitura de Fortaleza se comprometeu em só retirar moradores de rua da Praça do Ferreira quando ficar pronto o abrigo que está sendo construído para recebê-los, previsto para fevereiro. Acordo foi fechado pela vereadora Larissa Gaspar (PPL) e os deputados estaduais Renato Roseno (PSOL) e Raquel Marques (PT) em encontro com representantes da Prefeitura, última segunda-feira.

Relatório

Francini Guedes reuniu-se na tarde de ontem com Geraldo Luciano. Primeiro encontro de ambos após posse da nova executiva estadual do PSDB. Na agenda, a discussão sobre o planejamento estratégico da sigla, cujo maior desafio é se estruturar para as eleições de 2018. PSDB mais que duplicou o número de diretórios municipais nos 184 municípios cearenses, este ano: de 53 para 130.

Bons projetos

Ceará é o Estado com mais projetos selecionados para o Seminário de Boas Práticas Ambientais do ICMBio, que acontece de 27 a 29/12, em Brasília. Secretaria do Meio Ambiente (Sema) enviou seis projetos, na categoria "Boas Práticas submetidas por servidores dos Estados". Três projetos cearenses foram selecionados, deixando o Estado na primeira posição em relação a este quesito.

Segue o jogo

Mais três municípios serão fiscalizados presencialmente pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Inspeções ocorrerão na próxima semana, em São Benedito, Ipu e Banabuiú, esta por sorteio. Presidente Edilberto Pontes informa que, com mais esses três, chegará a 12 o número de municípios visitados pelo TCE, após assumir as atribuições do extinto Tribunal de Contas dos Municípios.

"Há quem prognostique que o último ano de Temer espelhará o exitoso esforço para dinamizar as nossas atividades produtivas, com ressonância junto aos demais segmentos"

Mauro Benevides
Ex-senador da República

Tem mais...

Agência Reguladora do Ceará ganha uma nova atribuição. Passa a regular, também, através de convênios de cooperação técnica, os resíduos sólidos de 28 municípios.

A Arce, aliás, já está de casa nova. Sede no Cambeba, segundo o presidente Hélio Winston Leitão, foi construída com recursos públicos e será inaugurada dia 5/12.

Na onda do 'setembro amarelo' (suicídio), 'outubro rosa' (câncer de mama) e 'novembro azul' (câncer da próstata), médico cearense Pedro Henrique Saraiva Leão propõe o 'julho vermelho'.

Um mês inteiro voltado para a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de reto e colo, que só perdem em ocorrências para os de pulmão e mama.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.