Coluna

Paulo Cesar Norões: Mudanças nas zonas

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 05.12.2017

Tribunal Regional Eleitoral fará instalação hoje, às 9h, das quatro novas zonas eleitorais em Fortaleza, o que mudará o mapa das zonas na capital e pode deixar confusos muitos eleitores. Mas, por enquanto, quem já tem o título regularizado com a biometria não precisará retornar ao cartório para alterar o título. Isso poderá ser feito gradativamente. O local de votação não mudará, mas os números das seções e/ou zonas podem ser alterados. Por isso a presidente do TRE-CE, desembargadora Nailde Pinheiro, estará na cerimônia de instalação das novas zonas no auditório do Fórum Eleitoral, na Praia de Iracema, para tirar todas as dúvidas e explicar essas alterações. Fortaleza, que hoje tem treze zonas eleitorais, passará a contar com 17, já nas eleições para deputados, governadores, senadores e presidente da República.

Pesquisa

Na última pesquisa do Datafolha Lula continua em primeiro, com 34%, seguido por Jair Bolsonaro (foto) (17%), Marina Silva (9%), Geraldo Alckmin e Ciro Gomes (6%). Joaquim Barbosa (5%) e Álvaro Dias (3%). Manuela D'Ávila, Michel Temer e Henrique Meirelles aparecem com 1%. Lula espera não ser condenado, enquanto Bolsonaro se defende da acusação de nepotismo.

Economia

Vereador Odécio Carneiro (Solidariedade), 47 anos, vai fechar o primeiro ano de seu mandato sem usar 100% da verba de desempenho que lhe é de direito. Mais: só utiliza 50% da verba para contratação de pessoal. Seu gabinete emprega apenas oito dos 22 assessores que tem direito. Com isso, já devolveu para os cofres públicos da Câmara de Fortaleza mais de meio milhão de reais.

Saúde eletiva

Conselho Federal de Medicina fez levantamento no Brasil e constatou que existem 904 mil pessoas esperando por cirurgia. Muitos já morreram e alguns esperam há 12 anos. Só no Ceará são 18.434. Entre os procedimentos com o maior número de demandas represadas estão as cirurgias de catarata, correção de hérnia, retirada da vesícula, varizes e de amígdalas ou adenoide.

Seminário

Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) promove, no próximo dia 5 de dezembro, seminário em alusão ao Dia Internacional de Combate à Corrupção. O evento terá como palestrantes o procurador regional da República Carlos Fernando dos Santos Lima, membro da força-tarefa Lava Jato no Paraná; e Wellington Santiago, delegado da Polícia Federal no Ceará.

Mandioca

Agenor Ribeiro (PSDC) assumiu cadeira na Assembleia com a licença de Júlio Cesar Costa Filho. Chegou chegando. Ele, que foi prefeito de Salitre (na divisa do Cariri com o Piauí e Pernambuco) apresentou projetos de lei inusitados. Um deles institui o dia 22 de abril de cada ano como o Dia Estadual da Mandioca. E define Salitre como a capital da mandioca no Ceará.

"Se essa aliança sair mesmo, Camilo vai ter que explicar direitinho pro povo".

Onélia Leite de Santana, Primeira-dama do Ceará, sobre uma possível aliança entre seu marido, o governador Camilo Santana (PT), com o senador Eunício Oliveira (PMDB), na eleição de 2018.

Tem mais...

Descrença parece que foi superada e os governistas já acreditam que a Reforma da Previdência passa na Câmara dos deputados. Presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), já projeta 320 votos a favor da Reforma, menina dos olhos da equipe econômica do governo Temer. Presidente, aliás, joga todas as fichas na aprovação, que seria prova de força.

Guardas municipais de Fortaleza terão treinamento para habilitá-los ao uso de armas de fogo. Treinamento será feito pela Polícia Federal. Expectativa é de que os guardas municipais passem a usar armas já em 12 de janeiro de 2018.

Convênio entre a Prefeitura e a PF foi assinado ontem, em encontro entre o vice-prefeito Moroni Torgan - que, aliás, é policial federal aposentado - e o delegado Delano Bunn, superintendente da Polícia Federal, no Ceará.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.