Coluna

Paulo Cesar Norões: Jogos de azar em debate

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 11.01.2018

Desde que foram proibidos, em 1946, pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra, jogos de azar são motivos de polêmicas no Brasil. Há quem defina como atividade econômica que gera empregos e receitas para o Estado, capaz de arrecadar R$ 18 bilhões por ano em tributos. Mas há os que enxergam o jogo como atividade propícia para lavagem de dinheiro, além de induzir ao vício e à destruição de famílias. Projeto de Lei que regulamenta a atividade e deve ser votado na Câmara Federal ainda neste ano esquenta o debate. Amanhã, às 8h30, no auditório da Procuradoria da União no Estado do Ceará, os contrários ao jogo realizam o seminário "Jogos de Azar: um caminho para a corrupção e outros crimes". O evento é aberto ao público e terá participação de diversas entidades públicas e da sociedade civil.

Tem lado

Entre os nomes confirmados no seminário está o do deputado Sóstenes Cavalcante (DEM/RJ), que faz parte da Comissão que avalia a PL 442/91 na Câmara Federal. Na Comissão, Sóstenes se posiciona claramente contra a regulamentação. Segundo o parlamentar, caso a liberação seja aprovada, aumentaria a corrupção, a lavagem de dinheiro, o vício e famílias seriam destruídas.

Assíduo

Cearense José Pimentel (PT) foi o senador mais assíduo em 2017, ao lado dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Reguffe (s/partido-DF). O levantamento de assiduidade parlamentar é realizado pela revista Congresso em Foco. Os três parlamentares compareceram a todas as sessões deliberativas ordinárias do Senado realizadas no ano passado.

Produtivo

Em sete anos de mandato, Pimentel só teve sete faltas, todas justificadas. Tem sido, aliás, um senador bastante produtivo. De 2011 até aqui, ele apresentou, ao todo, 695 proposições, sendo 263 apenas no ano passado. Esse desempenho dá a Pimentel legitimidade para pleitear a reeleição, em 2018. O problema é que, mesmo dentro do PT, não há consenso sobre sua candidatura.

Bons números

Acumulando resultados positivos a cada mês durante 2017, o Terminal Portuário do Pecém fechou o ano com movimentação de cargas 41% maior na comparação com o mesmo período do ano anterior, o que resultou no faturamento bruto da ordem de R$ 144 milhões, um crescimento 62,2% superior ao de 2016. Só de placas de aço para o exterior foram exportados mais de 2,5 milhões de toneladas.

Anúncio

Prefeito Roberto Cláudio apresenta hoje, às 9h, no Hotel Gran Marquise, aos empreendedores cearenses as oportunidades para novas operações urbanas consorciadas em Fortaleza. Parte do Fortaleza Competitiva, medidas de estímulo à criação de um cenário qualificado para novos negócios em locais estratégicos da Capital, gerando emprego e renda e desenvolvimento.

"Esse é o nosso desafio agora: que a fiscalização nos municípios seja efetiva, forte. Temos muita confiança de que isso vai se consolidar nos próximos dois anos"

Edilberto Pontes, ao tomar posse em novo mandato à frente do TCE

Tem mais...

Ministro Gilberto Kassab, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), promete reabrir, nos próximos dias, o prazo para que os proprietários de rádios que ainda operam na faixa AM solicitem a migração para a FM. Emissoras terão 180 dias para fazer a solicitação.

Prefeito Ednaldo Lavor anuncia início da recuperação da parede do açude do Sítio Aceno, no Distrito de Alencar, em Iguatu. Uma obra esperada há 20 anos, que vai beneficiar em torno de 60 famílias da comunidade rural de Aceno.

Município de Caucaia realiza, ao longo do mês de janeiro, a segunda fase da formação dos professores efetivos da educação infantil, que atuam em creche e pré-escola. É parte do projeto Valores Humanos na Educação Infantil, do Instituto Myra Eliane e do Ministério Público do Ceará.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.