coluna

Paulo Cesar Norões: Joaquim Barbosa pode embaralhar o jogo

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 31.03.2018

Ao se filiar ao PSB e aceitar disputar a presidência da República, Joaquim Barbosa traz para a disputa um tempero novo. O ex-ministro do STF não é um qualquer. Ao contrário, ficou conhecido e respeitado no Brasil por ter tido a coragem de botar na cadeia políticos graúdos envolvidos no caso do mensalão, algo que até então ninguém imaginava ser possível acontecer no Brasil. Barbosa, portanto, entra no jogo para disputar votos na faixa do eleitorado descrente com os políticos tradicionais. Das novidades, parece ser a de maior potencial de crescimento. Um negro de origem humilde que venceu por seu próprio esforço e dedicação aos estudos. Um homem com perfil de seriedade e retidão. A incógnita fica por conta de seu plano de governo e da capacidade de 'vender seu peixe' ao longo de uma campanha cheia de armadilhas.

Microempresas

Deputado Sergio Aguiar (PDT) manteve contato com integrantes da bancada federal do Ceará para que seja derrubado o veto presidencial ao Refis das micro e pequenas empresas. Votação no Congresso será nesta terça-feira. O projeto foi aprovado em dezembro passado, mas vetado pelo presidente Michel Temer em janeiro. Derrubada do veto beneficiará cerca de 35 mil micro e pequenas empresas.

Novidade

Deputado Thomaz Holanda vai tirar mais uma licença de interesse particular por 120 dias, em beneficio do terceiro suplente da Coligação PPS-PTN-PSDC, o educador Cícero Palácio de Carvalho, 29 anos, natural do Cariri, que obteve 15.636 votos. Nizo Costa e Agenor Ribeiro, os dois primeiros suplentes, já foram beneficiados. Cícero nasceu em Juazeiro do Norte, mas mora em Assaré.

Tudo em casa

Aos poucos, governistas do Ceará assimilam a aliança entre o governador Camilo Santana e o presidente do Congresso Nacional Eunício Oliveira. Até petistas históricos já reverberam o discurso do governador, que onde chega pede aplausos para o senador emedebista. Em Quixadá, o prefeito Ilário Marques agradeceu de público empenho de Eunício para conseguir o curso de medicina para Quixadá.

Palestra

Ciro Gomes fará nova palestra em Fortaleza sobre a atual conjuntura política nacional e os desafios que estão postos para o Brasil. Próximo dia 12, na CDL Fortaleza. Presidente Assis Cavalcante, da CDL, acredita que Ciro - ministro duas vezes, governador do Ceará e prefeito de Fortaleza - tem know how suficiente para elaborar os caminhos que ele entende adequados para o desenvolvimento do Brasil.

"A oposição vai apresentar um pedido de impeachment contra Temer"

Randolfe Rodrigues (REDE-AP), senador, ao comentar supostas ligações do presidente Michel Temer com esquema de propinas envolvendo pessoas próximas a ele, presas na última quinta-feira, pela Polícia Federal. Um decreto assinado pelo presidente em 2017 teria beneficiado empresas na área de portos, conforme as investigações.

Tem mais...

Implacável. Errou quem achou que Raquel Dodge na Procuradoria-Geral da República facilitaria a vida do presidente. Não só pediu a continuidade do inquérito que apura propina de empresas do setor portuário, bem como a quebra do sigilo bancário de Temer e a prisão de seus amigos.

Em casa. Paulo Maluf já está de volta à sua mansão no bairro dos Jardins, na Zona Oeste de São Paulo, onde cumprirá prisão domiciliar. De cadeira de rodas, roupa de hospital, visivelmente abatido e com os cabelos brancos, nem de longe lembrava a figura imponente de outrora.

Caiu. Números do IBGE revelaram que a taxa de desemprego, entre dezembro de 2017 e fevereiro deste ano, ficou em 12,6%. Apesar de alta, a taxa é menor que a do mesmo período do ano passado, de 13,2%.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.