Coluna

Paulo Cesar Norões: Intervenção sob demanda

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 28.02.2018

Na reunião que terá com governadores, amanhã, presidente Michel Temer pretende apresentar um plano nacional contra a violência. Vai aproveitar para ouvir cada governador sobre a situação de cada Estado. Segurança pública passou a ser a principal pauta do Governo Federal. E é contraproducente, do ponto de vista político, restringir as ações ao Rio de Janeiro. Afinal, a violência - infelizmente, registre-se - não é privilégio dos cariocas. Daí Temer já admitir até fazer outras intervenções. Detalhe: a iniciativa tem que partir dos governadores. Está criada, portanto, a figura da intervenção sob demanda, mais uma novidade da política nacional. "Intervenção parcial e democrática", como define o presidente. Última cartada dele para, pelo menos, atenuar sua própria rejeição.

Ameaça

Se o Capitão Wagner vai para o DEM, ou não, só o tempo dirá. Mas, uma coisa é certa: só o fato dele ter sido recebido pelo presidente do partido e da Câmara Federal, Rodrigo Maia, já mexeu com os nervos da cúpula do partido, no Ceará. Haja vista a fala contundente do deputado João Jaime (foto), ontem, na Assembleia, que acusou o colega de ter tentado 'passar a perna' no diretório estadual do DEM. "Mas, não terá êxito", disse.

Caravana

Caririaçu, Juazeiro do Norte e Crato serão as três primeiras cidades visitadas pelo projeto Rumo 12, do PDT, nesta quinta. Ciro Gomes, André Figueiredo, Cid Gomes, o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, entre outras lideranças políticas e partidárias vão rodar o Ceará para debater com o povo o projeto do PDT para o País. Depois do Ceará, o Rumo 12 pega a estrada Brasil afora.

Conselho

Amanhã terminam as inscrições para o Conselho Gestor do Parque Estadual do Cocó e até aqui o número de inscritos é decepcionante. Afinal, é queixa corrente a exclusão da sociedade das decisões sobre o lugar onde vivem. O Conselho Gestor tem 24 vagas, sendo 12 delas para instituições públicas e 12 para entidades da sociedade civil. Link para o edital e o formulário de inscrição no site da Sema.

Boa causa

Das mais louváveis a iniciativa do vereador Dr. Porto, ao solicitar sessão especial na Câmara de Fortaleza, próximo dia 5, em homenagem ao Dia Mundial do Rim. Evento tem o apoio da Fundação do Rim, que vem fazendo importante trabalho de conscientização sobre prevenção de doenças renais, cuja incidência é tão recorrente quanto o câncer de mama ou problemas do coração.

Candidato

Vereador Guilherme Sampaio lança dia 18, no Hotel Iu-á, em Juazeiro do Norte, sua pré-candidatura a deputado estadual. Encontro reunirá lideranças políticas e outros segmentos da região. "Na minha gestão na Secult, sempre trabalhei a ideia do Cariri como capital cultural do Ceará e consegui levar para lá um escritório regional da Secretaria e pela Vila das Artes, objetivos alcançados", diz Guilherme.

"Não há nenhum motivo ou justificativa para qualquer pensamento sequer sobre intervenção no Ceará. Seria oportunismo eleitoral insistir nessa ideia"

Senador Eunício Oliveira (PMDB)
Presidente do Senado

Tem mais...

Agência Reguladora do Ceará (Arce) lança, oficialmente hoje, o ConectArce, aplicativo para smartphone (sistema Android), onde se pode fazer reclamações, denúncias ou mesmo sugestões, além de solicitar informações.

Portais da Justiça Eleitoral oferecem agora, em tempo real, o áudio de textos em língua portuguesa, bem como a tradução desses textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Ideia é facilitar acesso de pessoas com deficiência auditiva ou visual (total ou parcial), com síndrome de Down, com dificuldade para ler, idosos e disléxicos, entre outros.

Prefeito Roberto Cláudio inaugura hoje a primeira Célula de Proteção Comunitária da Capital, no bairro Jangurussu.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.