Coluna

Paulo César Norões: Força da coalizão

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 28.07.2018
Se apoio político nos municípios for decisivo nesta eleição, o governador Camilo Santana entra com grande possibilidade de reeleição. O arco de apoio em torno do petista, composto por 24 partidos, detém, segundo cálculos de analistas próximos do Palácio Abolição, o comando de um número aproximado de 160 prefeituras, do total de 184 em todo o Ceará. Há alguns dias, Camilo reuniu cerca de 120 deles no anúncio oficial de que seria candidato à reeleição. A mesma análise vai além: em muitos municípios do Interior, a exemplo do que ocorre em Tauá e Iguatu (dois grandes centros regionais), o governador tem o apoio do prefeito e da principal força de oposição na cidade. Na reta final, o foco do chefe do Executivo é resolver a pendência sobre aliança com o MDB e acomodar dissidentes do PT.

Tucanos

Com a desistência de Luiz Pontes, PSDB indica a médica Mayra Pinheiro como candidata a senadora (ela trabalhava para ser deputada estadual). É o nome mais expressivo dos tucanos no momento. Já a escolha do vice do general Theophilo, também complicada, pode ficar para depois da convenção. Dr. Cabeto, especulado,não deverá ser porque é professor da UFC.

Fiador

Senador Eunício Oliveira (MDB) comemora assinatura da ordem de serviço para requalificação da Av. Beira-Mar. Afinal, foi ele que destravou o empréstimo do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), fundamental para que o prefeito Roberto Cláudio pudesse tocar as obras. RC, assim como Camilo Santana, apoia a reeleição do senador emedebista.

Pleitos do PT

“São quatro vagas na chapa majoritária. O PT já ocupa a principal, que é a de governador. A coligação tem grandes partidos como o PDT. Ao todo são 24 legendas. Como pode o PT querer duas vagas na chapa majoritária?”. O questionamento é de uma fonte que observa de perto a conclusão das negociações para a composição da chapa governista que terá Camilo como candidato.

Partido de Jair

A convenção estadual do PSL de Jair Bolsonaro será neste domingo (29), às 9h, na Assembleia Legislativa. Advogado Helio Gois será indicado candidato ao Governo, tendo como vice a professora Ninon Tauchmann. Para o Senado, já está confirmado o nome do médico Márcio Pinheiro. Convenção será comandada pelo presidente Heitor Freire, candidato a deputado federal.

"Estou confiante de que vamos fazer um bom debate”

Moisés Braz, deputado estadual e presidente estadual do PT, sobre a discussão deste sábado sobre o partido ter ou não candidato ao Senado. Ciente de que os partidários da candidatura senatorial petista são minoria, Braz tentará convencê-los a retirar a proposta.

Tem mais...

Convenção Patriota, aqui presidido pelo ex-vereador Samuel Braga, fará sua convenção estadual só na quarta-feira (4). Além de homologar candidaturas a deputado estadual e federal, será decidido se haverá apoio a candidatos a governador e senador de outros partidos.

Limite

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, o número de brasileiros deverá crescer até 2047, quando chegará a 233,2 milhões de pessoas. Depois disso, nos anos seguintes, a população deverá cair gradualmente, atingindo cerca de 228,3 milhões de habitantes em 2060.

Exemplo

José Gonçalves da Silva é um ex-menino de rua que, com muito esforço, conseguiu entrar na Polícia Militar. Virou o Capitão Silva, hoje candidato a deputado estadual pelo Avante, partido do deputado federal Cabo Sabino.

* Colaborou Inácio Aguiar.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.