Coluna

Paulo Cesar Norões: Foco na (in)segurança

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

00:00 · 24.08.2018

Como bem observado ontem pelo colega Inácio Aguiar, que mais uma vez emprestou seu talento à coluna na nossa ausência, primeiro debate televisivo deste ano comprovou estratégia esperada do tucano General Theophilo e de Hélio Goes, do PSL, de centrar fogo principalmente na questão da Segurança Pública, reconhecidamente o principal calo da gestão atual, em que pesem os investimentos do governador Camilo Santana. Theophilo, militar que é, tenta atrair para si a imagem de alguém capacitado para dar cabo à violência. Hélio Goes, por seu lado, replica o discurso do presidenciável de seu partido. Por uma razão óbvia. Mais do que pensar em ser eleito governador, sua candidatura nasceu da necessidade de Bolsonaro ter um palanque no Ceará. Daí o fato de tê-lo citado ao menos sete vezes.

Em alta

Image-0-Artigo-2444232-1

Ministra Cármen Lúcia encerra presidência no STF sem conseguir conciliar a Corte, como desejava, mas com o prestígio intacto pelo equilíbrio na condução do Supremo e por decisões corajosas ao longo do mandato. Na abertura do Congresso da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV, em Brasília, foi aplaudida por quase um minuto ao subir ao palco. A ponto de, humilde como é, ruborizar.

Fake news

Ministro Luiz Fux, que acaba de encerrar mandato como presidente do TSE, foi um dos palestrantes no Congresso da Abert. Falou dos esforços para dotar o Tribunal Superior Eleitoral de instrumentos de fiscalização e repressão aos abusos nas redes sociais, com destaque para o combate às 'fake news', que têm o poder de destruir candidaturas e influir no resultado das eleições.

Sem aliados

Não é a primeira vez que Ailton Lopes se candidata a cargo majoritário. Não é, portanto, surpresa, para quem acompanha política, sua postura de não fazer o jogo de candidatos que tentam fazê-lo de escada para criticar outro. O psolista não tem aliados nos debates. Ao contrário, tem como estratégia explorar as contradições de todos os adversários, como fez no debate da TV Jangadeiro.

Quixadá

Numa época turbulenta, seis filhos de Quixadá são candidatos este ano. A deputada estadual Rachel Marques (PT) quer ir para a Câmara Baixa, enquanto Cabo Sabino (Patriota) quer ser reeleito. Quatro disputam cadeira na Assembleia Legislativa: Sérgio Onofre (PSDB), pastor Naldo Cunha (Patriota), Betinho Motos (PMN) e Osmar Baquit (PDT) quer ser reeleito.

Coincidências

Evandro Leitão era secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social. Josbertini Clementino era seu secretário-executivo e o sucedeu, quando Evandro foi eleito deputado estadual. Agora, os dois disputam vaga na Assembleia Legislativa, ambos pelo PDT e com uma curiosidade: vão inaugurar comitês eleitorais no mesmo dia e horário: hoje, às19h. Evandro no Guararapes e Josbertini na Aldeota.

"As medidas são importantes para que nós não tenhamos bandidos se passando por profissionais"

Image-1-Artigo-2444232-1

Acrísio Sena, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Transporte da Câmara de Fortaleza. Ele quer mudanças na lei dos aplicativos de transporte visando mais à segurança aos usuários. Semana passada, foi preso um homem que se passava por motorista para cometer estupros.

Tem mais...

Em família Cid Gomes participou de adesivaço em um dos cruzamentos mais movimentados de Sobral, sua terra natal. Conversou com motoristas e pediu votos para sua candidatura ao Senado e para o irmão candidato à Presidência, Ciro Gomes. Depois prestigiou inauguração do comitê da mana Lia, candidata a deputada estadual.

Reconhecimento Indicado para receber em setembro a Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares, Beto Studart recebeu, ontem, mais uma grande notícia. Vai receber do Governo do Estado a Medalha Ivens Dias Branco.

Encontro Anúncio da comenda foi feito pelo próprio Camilo Santana, na visita que industriais cearenses fizeram ao governador, no Palácio da Abolição. Camilo, aliás, é caso raro de petista com apoio quase unânime do setor produtivo.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.