Coluna

Paulo César Norões: enxugar a máquina

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 16.06.2018

Diminuir em um terço o número de senadores, apenas dois por estado. O mesmo aconteceria com a Câmara Federal. Cada Estado teria um mínimo de quatro e um máximo de 65 parlamentares - bancada do Ceará, por exemplo, cairia de 22 para 18 deputados. Ideia é parte de proposta de Emenda à Constituição (PEC) que o PSDB quer fazer tramitar na Câmara. Uma reforma administrativa que limitaria ainda o número de ministérios em 20, além da diminuição de autarquias e fundações e privatização de parte das estatais. Segundo o deputado Danilo Forte, que subscreve a proposta, tudo isso acarretaria numa economia de R$ 5 bilhões num período de quatro anos. A PEC de iniciativa do deputado Nilson Leitão (MT) será incorporada à campanha de Geraldo Alckmin. Que, aliás, vai apresentá-la em Brasília, na semana que se inicia.

Encontro

Figura de proa da gestão Camilo Santana, secretário Élcio Batista vai à Federação das CDLs do Ceará nesta segunda-feira apresentar projetos e ações do Governo do Estado em quatro áreas: Saúde, Educação, Segurança e Economia. Élcio também vai ouvir a pauta do comércio, setor fundamental da economia cearense. O encontro acontece ao meio-dia, na CDL Fortaleza, sob o comando da FCDL, Freitas Cordeiro.

Divã do PSB

Há três correntes no PSB nacional: CE, MG, RJ, ES e DF querem votar para presidente em Ciro Gomes (PDT); SP, PI e PR preferem Geraldo Alckmin (PSDB); enquanto PE, BA, AL, AP, PB E RN apostam que a decisão será pelo apoio a Lula ou qualquer candidato petista. E olhe que no Ceará ainda há divergência em relação a Ciro, que faz de tudo para ter o apoio dos socialistas e já disse isto até para o DEM.

Comentarista

Lula vai escrever da prisão, em Curitiba, comentários da Copa do Mundo para a Rádio TVT, que pertence ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista. Os escritos serão lidos no programa do jornalista João Trajano. É mais uma forma de mantê-lo na mídia, mesmo encarcerado. O ex-presidente dará prioridade aos jogos do Brasil, que ele vai assistir aonde? Na Rede Globo...

Nas ruas

Ontem, mais uma sexta-feira sem quórum na Assembleia Legislativa. Apenas 14 presentes, quando são necessários 16 dos 46 deputados para que a reunião seja aberta. É a pré-campanha que já está nas ruas, principalmente no Interior do Estado. Na próxima sexta-feira, 22, também não haverá sessão na Assembleia nem na Câmara de Fortaleza. É dia de Brasil x Costa Rica, às 9h.

Inaugurações

Deputado Julinho (PPS) comemora mais duas obras do Estado entregues em Maracanaú. A Delegacia 24 Horas, localizada no Jereissati I, será inaugurada nesta segunda-feira (18), com presença do governador Camilo Santana. Delegacia terá 37 profissionais: seis delegados, 14 escrivães e 17 inspetores. Já no dia 28 é a vez da Areninha, que fica no Siqueira, informa o parlamentar.

"É fundamental que haja fiscalização para garantir que a Lei seja cumprida e que o cidadão exija seus direitos"

Acrísio Sena (PT), vereador de Fortaleza e autor da

Lei que regulamenta os estacionamentos. Acrísio aprovou decisão da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) de fiscalizar a hora fracionada, cuja cobrança é proporcional, a cada 15 minutos

Tem mais...

Centenário

Clã Ferreira Gomes e amigos deverão estar em peso hoje no Beco do Cotovelo, em Sobral, para celebrar o patriarca Euclides Ferreira Gomes. Que, se vivo fosse, estaria chegando aos cem anos. Além de show musical, Ciro, Cid, Ivo, Lúcio e Lia vão comentar a trajetória do pai, que, assim como dois de seus filhos, foi prefeito de Sobral.

Finalizando

Renova BR, instituto de formação de novas lideranças políticas, realiza seu o último módulo de formação presencial em Brasília, entre os dias 18 a 21 de junho.

Agenda

Lideranças terão aulas na Esplanada dos Ministérios, Congresso Nacional e Praça dos Três Poderes. Cearenses Damião Gonçalves, Fredy Bezerra, Ítalo Alves e Mayra Pinheiro integram grupo que está sendo formado.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.