Coluna

Paulo César Norões: Ensino padrão militar

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 23.06.2018

Na defesa de sua ideia de adotar o padrão de escolas militares nas escolas públicas cearenses, o General Guilherme Theophilo se escuda em números levantados no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará. O Spaece aponta que 57% dos alunos do Colégio da Polícia, em seu último ano de formação, dominam os conteúdos estudados de Português. Nas demais escolas, o índice cai para 13%. Em Matemática, 53% dos alunos do Colégio do PM integram aqueles que possuem aprendizado adequado, e no restante das escolas públicas o índice é de apenas 9%. Com a experiência de ter dirigido o ensino técnico do Exército, o General diz que é preciso "estabelecer um modelo de gestão focado em resultados". Outra meta dele é atrair para o Ceará uma unidade do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Crítica

Sobre seu projeto de segurança para o Ceará, General Theophilo reforça o diagnóstico de que "falta autoridade" no combate à criminalidade, o que "torna o Ceará um paraíso para o crime". Para ele, existe "conivência, incompetência e incoerência do discurso para a prática". Ao defender o resgate do sistema de inteligência, admite que será fundamental para o combate à violência no Estado.

Doar é preciso

Preocupada com a situação da Santa Casa de Misericórdia, cuja crise financeira ameaça o atendimento à população, sobretudo a mais humilde, deputada Fernanda Pessoa propõe aos empresários cearenses a doação de incentivos fiscais através da dedução de impostos de renda de Pessoa Jurídica. "A doação é fácil e pode ser feita sem custo, com dedução do Imposto de Renda", defende.

Recado a Camilo?

Deodato Ramalho, novo presidente do Diretório de Fortaleza, não abre mão de seguir a diretriz nacional do PT. Que, esclarece, não se restringe a defender o nome de Lula, mas a candidatura do PT. Ou seja, o 13 na chapa para a Presidência da República. "Qualquer tentativa de desviar o foco desse ponto essencial é um sofisma que não respeita a nossa militância e a história do nosso partido", disse ele.

Pesar

Senador José Pimentel (PT) divulgou nota de pesar pela morte do ex-ministro e ex-governador da Bahia, Waldir Pires, acontecida na manhã de ontem. Quando ministro da Previdência Social, no governo Lula, Pimentel muitas vezes recorreu aos conhecimentos de Valdir, que fora titular da Pasta. O cearense, inclusive, homenageou o baiano com a medalha de Honra ao Mérito Previdenciário.

Pode frescar

STF derrubou trecho da lei eleitoral que afetava diretamente os humoristas. O dispositivo proibia que emissoras de rádio e TV veiculassem sátiras e críticas a candidatos, partidos e coligações em período eleitoral. "Quem não quer ser criticado, satirizado, fique em casa, não seja candidato", justificou o ministro Alexandre Moraes, relator da Ação de Inconstitucionalidade.

"Precisamos baratear os custos da eleição, aumentar a representatividade do Congresso e aumentar a governabilidade"

Luis Roberto Barroso, ministro do STF, em evento promovido pelo instituto de formação RenovaBR. Cearense Ítalo Alves, um dos formandos, se disse inspirado pelo jurista: "Não é todo dia que você conhece a pessoa responsável pela aprovação dos seus direitos".

Tem mais...

Transportando...

Projeto de Indicação da vereadora Larissa Gaspar (PPL), que institui a implantação de suportes para bicicletas nas traseiras ou dianteiras dos ônibus, foi aprovado na Câmara de Fortaleza.

...Bicicletas

Chamado Bike Bus, esse sistema é utilizado em diversas cidades do mundo e tem como principal objetivo fazer com que cada vez mais a bicicleta faça parte do cotidiano da cidade, como meio de transporte e lazer.

Leitura

Empolgado com o sucesso da Feira de Livros de Escritores Cearenses, que promoveu no Center Um, Gonzaga Mota já projeta novas edições do evento, no Náutico e Faculdade Ari de Sá. Após deixar a política partidária, o ex-governador se dedica a incentivar a literatura local.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.