coluna

Paulo Cesar Norões: Encaminhando a reeleição

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 24.03.2018

Enquanto a oposição se vê envolta em problemas internos para montar uma chapa competitiva para concorrer com o atual governador, Camilo Santana vai vendo sua reeleição cada vez mais encaminhada. Não só pelas dificuldades da concorrência, mas também pelos indicadores. Camilo tem sido bem avaliado nas pesquisas. Mesmo com dificuldades nas áreas de segurança pública e saúde, as pessoas entendem que ele faz um bom governo. Para completar, tem baixa rejeição - a menor entre os possíveis candidatos pesquisados. Muito, certamente, pela capacidade de dialogar com diversos segmentos. Imagine um governador do PT que tem o apoio declarado da maior parte do setor produtivo? É, boa parte do PIB do Ceará reconhece em Camilo um parceiro e já está fechado com ele para mais 4 anos.

Envolvimento

Image-1-Artigo-2379158-1

Encontro do Lide, ontem, no Abolição, tendo Camilo como figura central, retrata esse espírito de parceria. "No Brasil nós temos o hábito de criticar a política, mas não queremos nos envolver com ela. Esta é uma narrativa que precisamos vencer", diz a presidente do Lide, Emília Buarque, uma entusiasta das boas relações entre governo e o empresariado. Não no velho toma-lá-dá-cá, mas público e privado juntos em prol de crescimento mútuo.

Candidato

Mais um secretário de Roberto Claudio confirma que vai deixar o cargo até 7 de abril, prazo máximo para desincompatibilização. Evaldo Lima, que é vereador de Fortaleza, deixará a Secretaria de Cultura para tentar vaga na Assembleia Legislativa. Evaldo entende que o PCdoB deve ter um deputado da Capital, posto que no passado foi de Inácio Arruda, que este ano tentará voltar à Câmara Federal.

Cancelou

Desabafo do deputado Capitão Wagner acabou provocando o cancelamento da reunião da oposição que o senador Tasso Jereissati houvera marcado para ontem, em seu escritório. "Voltou tudo à estaca zero", garante um interlocutor frequente do senador. Segundo ele, as críticas do Capitão ao PSDB enterraram qualquer possibilidade dele ser candidato a governador com o apoio dos tucanos.

Perdeu a graça

Tribunal Federal da 4° Região, sediado em Porto Alegre, manteve para esta segunda-feira a sessão que decidirá o destino do ex-presidente Lula. Mesmo que rejeite os embargos e decida pela prisão de Lula, a ordem da 2° instância não poderá ser cumprida, pois somente no dia 4 de abril, uma quarta-feira, é que sairá a decisão do STF sobre o Habeas Corpus solicitado pela defesa do ex-presidente.

Segurança

Secretário de Turismo de Fortaleza Alexandre Pereira pediu e o secretário de Segurança Pública André Costa atendeu prontamente. Vai colocar um container com policiais permanentes na Praia de Iracema, no trecho entre o Estoril e Centro Cultural Belchior. Uma ótima notícia que será muito bem recebida pelos frequentadores. Ação faz parte da requalificação da Praia de Iracema.

"Seria uma covardia não ser candidato"

Michel Temer, em entrevista à revista Isto É, admitindo pela primeira vez que será candidato à reeleição. O presidente diz que será candidato para se defender dos ataques que alguns adversários certamente farão a ele e ao seu governo. "Recuperei um país que estava quebrado. Eu me orgulho do que fiz e preciso mostrar o que está sendo feito", justifica. É plausível. Mas é óbvio que a manutenção do foro privilegiado também pesa nessa decisão.

Tem mais...

Uber. Vereador Guilherme Sampaio (PT) apresenta nesta segunda (26) projeto de regulamentação do uber e serviços similares durante reunião da Comissão Especial, criada pela Câmara Municipal de Fortaleza, para tratar do assunto na Capital. Será às 14h na Sala das Comissões da Casa.

Reajustes. Levantamento da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado (Fetamce) revela que 49 municípios já reajustaram o salário dos professores. Em pelo menos 47, a reposição foi igual ou superior a 6,81%, conforme a Lei Nacional do Piso da categoria.

Desnorteado. Secretário de Planejamento de Camilo Santana e, por isso mesmo, alvo de crítica do Capitão Wagner, Maia Junior não quis comentar a atitude do deputado. "Ele perdeu o norte, está sem rumo", resumiu.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.