Coluna

Paulo Cesar Norões: Em busca da referência

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

00:00 · 23.08.2018

O primeiro debate desta corrida eleitoral ao governo do Estado, realizado ontem pela TV Jangadeiro, mostrou como deve ser o direcionamento da campanha dos candidatos General Theophilo (PSDB) e de Hélio Goes (PSL). Pouco conhecidos do grande público cearense, os dois candidatos fizeram referência, durante todo o debate, na abordagem dos temas, aos seus líderes partidários. O senador Tasso Jereissati foi citado em diversas passagens por Theophilo, enquanto Hélio Goes fez questão de enfatizar o nome do candidato a presidente da República Jair Bolsonaro, seu correligionário. Outra constatação do debate é que as propostas de ambos para a segurança, para a economia e o entendimento em relação ao tamanho do Estado caminham exatamente na mesma direção.

Image-0-Artigo-2443406-1

À beira do abismo

Preso em Curitiba, o ex-presidente Lula segue inabalável na liderança das pesquisas eleitorais à Presidência. O problema não é o direito de escolha dos brasileiros, mas sim o impasse em relação ao impedimento de candidatura do petista por conta da Lei da Ficha Limpa. Isso torna até mesmo os cenários sem Lula um campo de incertezas.

No alto

A pesquisa Datafolha, divulgada ontem, mostra que entre os eleitores com nível superior, Bolsonaro aparece com 27% das intenções de voto, ante 25% de Lula, num empate técnico. Os dois estão na parte de cima em todas as pesquisas, o que derruba o argumento de que os mais escolarizados se diferenciam na escolha dos seus representantes.

Maluf e o caos

Figura folclórica da política nacional, Paulo Maluf opera desde a década de 1960. Só agora, aos 86 anos, passou a cumprir pena pelos crimes de corrupção cometidos ao longo da vida. Ontem, teve o mandato de deputado cassado na Câmara. A impunidade tem sido a válvula propulsora da corrupção e dos graves problemas que levam o Brasil ao caos.

Nova diretoria

A Associação dos Jovens Advogados do Ceará, que completa 21 anos, empossa, hoje, sua nova diretoria. A Instituição tem atuado no sentido de auxiliar os profissionais em início de carreira. O novo presidente é o advogado Agapito Sátiro e a solenidade de posse ocorre na Assembleia, hoje, às 19h. Na ocasião, haverá debate sobre os desafios do Judiciário frente às 'fake news'.

"Isso ainda está em aberto. Então fica a indagação no ar, pode ser eleito e tomar posse?"

marco

Marco Aurélio Mello, ministro do STF, sobre o impasse em relação à candidatura do ex-presidente Lula. Para ele, um réu ser eleito presidente geraria uma grande incerteza jurídica.

Tem mais...

Fake News Veio do ministro Luiz Fux, do STF, o alerta para os candidatos que querem se eleger com base na disseminação de notícias falsas e dados imprecisos para confundir o eleitorado. O artigo 222 do Código Eleitoral, diz o ministro, determina que se ficar comprovado que um candidato usou 'fake news' pode ter a candidatura anulada.

Antes tarde... Um suplente de deputado federal e um deputado estadual de Minas Gerais tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder econômico nas Eleições 2014. Ambos participaram de um evento religioso da Igreja Mundial do Poder de Deus, o que configurou os crimes. Pena que a decisão definitiva demorou tanto tempo, chegou já no fim dos mandatos.

*Inácio Aguiar, redator interino.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.