coluna

Paulo Cesar Norões: Divergências e consensos

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 10.08.2017

Presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati saiu satisfeito da reunião de ontem da Executiva Nacional do partido. Tasso considerou positiva a definição de pontos de consenso na defesa da Reforma Política, entre eles a adoção da cláusula de barreira, o fim das coligações proporcionais e o voto distrital misto. Destacou ainda a decisão do PSDB de defender o voto distrital misto para chegar ao parlamentarismo no Brasil. "Não agora, não como solução de crise, mas o parlamentarismo para 2022", ressaltou. Quanto às divergências internas, minimizou: "Aqui, as coisas são decididas democraticamente e nas discussões há sempre opiniões diferentes ou divergentes, mas no básico nós estamos juntos". Isso inclui apoio às reformas da Previdência e Tributária, estando o PSDB no governo ou não.

Pela extinção

Image-0-Artigo-2280201-1

Ciente da mais que provável judicialização da questão da extinção do TCM, aprovada pela Assembleia anteontem, deputado Heitor Férrer (PSB), autor da PEC que extinguiu o Tribunal, se mostra satisfeito. "Minha parte eu já fiz", disse. E já se posiciona em outro assunto polêmico: "Sou a favor da extinção de 34 comarcas no Interior, como propõe o Tribunal de Justiça". A proposta do TJ está sendo discutida na Assembleia.

Consequências

A despeito da aprovação da PEC que o extingue, o TCM segue funcionando normalmente, até que a decisão da Assembleia seja promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado. Se não houver reviravolta por eventual decisão judicial, os funcionários concursados serão absorvidos pelo Tribunal de Contas do Estado e os conselheiros aposentados compulsoriamente.

Homenagem

Entre os dias 31 de agosto a 2 de setembro, Fortaleza vai sediar o I Congresso Cearense de Direito Eleitoral (Concede), na Assembleia, com participação de ministros do STF e TSE. No evento, artigos acadêmicos inscritos disputarão o prêmio Jurista Aroldo Mota, que foi referência em Direito Eleitoral, Administrativo, Constitucional, Partidário e Municipal e faleceu no primeiro semestre.

Barulho

Prefeito Bismarck Maia quer comemorar os 175 anos de Aracati, cidade das mais antigas do Estado e tombada pelo patrimônio histórico nacional, com a entrega de obras, novos programas sociais e despacho de ordens de serviços públicos. Quer festejar fazendo barulho (no bom sentido) em áreas como cultura, esporte, lazer e, sobretudo, no incremento do turismo, área na qual se tornou expert.

Limites

Há muitas incertezas em relação aos limites dos municípios. O deputado estadual Júlio César, o Julinho (PDT), presidente da comissão que regulariza a situação dos limites entre os municípios, garante que até o final deste ano serão concluídos os acordos na Região Metropolitana de Fortaleza. E até 2018 todo o Ceará, que passaria a ser o segundo Estado brasileiro a delimitar as áreas municipais.

Espírito passional do autor em relação a "seu objeto, o Ceará, é onipresente. Não à toa, Parsifal criou uma frase para traduzir o seu afeto: 'O Ceará é meu País'"

Igor Queiroz Barroso, empresário, sobre o avô Parsifal Barroso, autor de 'O Cearense'

Tem mais...

Sessão solene de lançamento da nova edição de 'O Cearense', de Parsifal Barroso, presidente da Assembleia Zezinho Albuquerque se viu cercado na mesa de três antecessores: Roberto Cláudio, Luiz Pontes e Mauro Benevides. Na plateia, mais um: Artur Silva Filho.

Mauro Benevides veio de Brasília só para prestigiar o lançamento. E fez questão de ressaltar sua ligação com o autor. Quando deputado, foi líder do governo de Parsifal Barroso, de quem foi também secretário de Justiça.

Camilo Santana vai estar no almoço do Rotary Fortaleza, próxima quinta, no Ideal Clube. Camilo fará palestra sobre ações de seu governo. Será ouvido, segundo o presidente do Rotary Fortaleza, Manoel Cardoso Linhares, por rotarianos dos 22 clubes da capital e do Interior cearense.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.