Coluna

Paulo César Norões: discutindo a violência

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 29.05.2018

Presidente da Assembleia Legislativa Zezinho Albuquerque (PDT) está pessoalmente empenhado para que o seminário internacional sobre segurança pública, que a Assembleia realiza a partir do próximo dia 5, seja um sucesso e aponte alternativas para a crise que o Ceará - como de resto todo o País - vive nesse setor. Para tanto, convocou a Academia - Unifor, Uece e UFC são parceiros na realização do evento - e a sociedade civil para, junto com políticos, governantes e as forças de segurança debaterem o problema da violência. Palestras e debates terão a participação de especialistas de todo o Brasil e do exterior. É, de fato, um evento de grande porte, com discussões de alto nível, e uma excelente oportunidade de conhecer iniciativas de sucesso no combate à criminalidade, como as que trouxeram a paz para a Colômbia.

Boas ações

Zezinho aponta duas razões para acreditar no sucesso do seminário. Uma, o minucioso trabalho do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência da Assembleia Legislativa, cujo relatório do deputado Renato Roseno, mapeando e sugerindo como prevenir tantas mortes, foi parar no site da ONU. O outro, a campanha Ceará sem Drogas, que percorre o Estado conscientizando jovens dos perigos do vício.

Governista

Para quem achou que Audic Mota (PSB) iria se afastar do Governo por conta da volta de Domingos Aguiar Filho e seu grupo para a base governista, errou. O deputado segue ao lado do governador e ontem até levou aliados ao Abolição. Audic de um lado, os Aguiar e Chiquinho Feitosa de outro, disputam o poder nos Inhamuns. Cabe a Camilo acomodá-los debaixo do mesmo guarda-chuva.

Férias em família

Interessante projeto de indicação da deputada estadual Aderlânia Noronha (SD) estabelece que pais ou responsáveis por pessoas com deficiência, servidores públicos do Estado, terão o direito de gozar o período de férias no mesmo período do recesso escolar do seu filho. Projeto já foi aprovado na Assembleia, mas como é de indicação, só terá eficácia se o governador Camilo Santana transformar em lei.

Ação

Após parecer favorável emitido pelo Ministério Público Federal, ação popular de autoria do vereador Célio Studart, contra o aumento de combustíveis no País, segue para julgamento em Brasília. Decisão foi emitida pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Previsão é que a ação seja distribuída nesta semana no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Debate

Audiência pública, hoje à tarde, na Assembleia Legislativa, discute temas como a necessidade de registro compulsório de câncer e regulamentação do prazo máximo de 30 dias para diagnóstico da doença na rede pública, além do acesso de pacientes com câncer de mama metastático a tratamentos adequados, na rede pública. Audiência foi requerida pela deputada Fernanda Pessoa (PSDB).

"Escutem, assistam e fiquem vigilantes, pois sem dúvida alguma daqui pra outubro teremos anjos celestiais em nossa terrinha e alguns fazendo milagrespor antecipação"

Fernando Hugo
Deputado Estadual (PP)

Tem mais...

Leite...

Movimento dos caminhoneiros está afetando diretamente a produção de laticínios do Estado. Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, Flávio Saboya, e o setor industrial do leite dão coletiva de imprensa, hoje, 9h, na Faec.

...Derramado

Com a paralisação dos caminhoneiros, produtores não podem entregar sua produção e indústrias não recebem há oito dias uma gota de leite. O setor aguarda o apoio do governador Camilo Santana.

Movimento

Trabalhadores de 160 municípios prometem invadir Fortaleza no dia cinco de junho. Vão participar da 9ª Marcha dos Servidores Municipais do Ceará. Objetivo é protestar contra a crise política, econômica, institucional e social que assola o Brasil.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.